Breve
reflexão do livro Os melhores contos brasileiros de todos os tempos
Mais
uma impressionante antologia de contos, das tantas organizadas por Flávio
Moreira da Costa, esta de 2009, ed Nova Fronteira, com 792 páginas, onde o org.
vai contextualizando brevemente cada autor e suas obras; claro que, outros
contos sensacionais ficaram de fora pois já estão em outras antologias
organizadas por Flávio; autores dos séculos XIX, XX e alguns vivos ainda no XXI,
alguns mais conhecidos, outros menos ou nunca vistos por mim, mas emocionei-me
com dezenas deles, e dentre os 87 contos deste livro divididos em dez seções,
peço licença aos leitores para citar e enaltecer os meus 37 preferidos, um
convite e sugestão a que outros os leiam pois o encantamento virá sem pedir licença.
Da 1ª seção, Conto antes do conto
ou A infância da ficção, destaco o conto “E foi inventado o candomblé”
(anônimo – Brasil africano); dos “Contos
Fundadores ou À sombra do romantismo”, escolhi “A dança dos ossos” de
Bernardo Guimarães, “Camila: memórias de uma viagem” de Casimiro de Abreu, e
“Encomendas” de França Jr; dos “Contos
Sem data ou Machado de Assis”: “Uns braços” (obviamente que eu o
escolheria), “Missa do galo”; do capítulo “Contos
pioneiros ou o nome do conto-menino” destaco “Redivivo” de Domingos
Olympio, “Os brincos de Sara” de Alberto de Oliveira, e “O crime do tapuio, de José
Veríssimo; dos “Contos transeuntes (1)”
selecionei, a meu puro gosto, “O velho Lima” e “Banhos de Mar”, ambos de Arthur
Azevedo, “Tílburi de praça” e “50$000 de gratificação”, ambos de Raul Pompeia, “O madeireiro” de Aluísio
Azevedo, “A noiva do golfinho” de Xavier Marques, e “A caolha” de Julia Lopes de Almeida; dentre
os elencados como “Contos regionalistas
ou histórias do Brasil profundo”, escolho “Banzo” de Coelho Neto, e
“Selvagem” de Vicente de Carvalho (bárbaro esse conto, amei); Contos transeuntes (2), “O minuete” de Magalhães de Azevedo, “O homem
que sabia javanês” de Lima Barreto, “O fim de Arsênio Godard” de João do Rio,
“O comprador de fazendas” de Monteiro Lobato, e “O legado” de Godofredo Rangel (excelente);
Dos “contos modernistas ou a virada de
1922 e 1930” fiquei impressionada, e aos prantos li, me envolvi e senti a
experiência de peixe “Bapo” de Francisco Inácio Peixoto, o mesmo para o já
conhecido “Baleia” de Graciliano Ramos, e para “As mãos de meu filho” de Érico
Veríssimo, e para “Tangerine-Girl” de Rachel de Queiroz; De “Contos modernos ou Amor e morte na cidade
grande”, fui mais tocada por “O telegrama de Ataxerxes” de Aníbal Machado,
“Stela me abriu a porta” de Marques Rebelo, e “Flor, telefone, moça” de Carlos Drummond de
Andrade; do último capítulo “Contos contemporâneos
ou A terceira margem na hora neutra da madrugada”, envolveram-me mais “O
ex-mágico da taberna Minhota” de Murilo Rubião, “Viagem a Petrópolis” de
Clarice Lispector, “João Urso” de Breno Accioly (maravilhoso), e outro de Lygia
Fagundes Teles; “Sorôco, sua mãe, sua filha” e “Desenredo” ambos de Guimarães
Rosa, “Trem fantasma” de Moacyr Scliar, e “O arquivo” de Victor Giudice. Quanta gente boa escreveu e ainda está escrevendo
coisas muito boas, desconhecidas da maioria de nós; personagens e mais
personagens criando vida e espalhados por aí, a espera de um leitor apreciador.
Quantas vidas, pedaços de vidas, ficções, realidades particulares,
transformadas ou não, a literatura é o terreno fértil onde se cria a selva e o
jardim. Pena só aparecerem 4 mulheres. É, penso que, de fato, as mulheres
tinham pouco tempo para pensar, sentir sentar e escrever, além de pouco espaço
e oportunidades para avançarem. Por isso, como analisam alguns, não conseguiam
competir com o homem em relação à própria maneira de verem a si mesmas, de
falarem de si, coisa que os escritores homens faziam muito bem, talvez
exatamente porque elas tinham mais dificuldade para conhecer-se, valorizar-se,
se tocar, se enxergar, observar, a não ser pelo olhar e mãos do homem. Leitura recomendada, então!
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