Direção – Christina Aparecida Negro Silva
Proposta de Redação - O Ensino Médio que queremos
Alunos das Professoras Margarete O. Pagotto e Karen
de Melo Pedreira
1- Jovens no
mercado de trabalho
Atualmente, o mercado de trabalho pede ao candidato uma
série de requisitos para que o mesmo possa ,futuramente, ter uma oportunidade
de emprego e melhor renda. Para isso, tal “senhor” exige que os jovens se qualifiquem em cursos profissionalizantes, tenham ensino
médio completo,dentre outros itens que dão aos candidatos certo destaque, e
consequentemente, possam ser melhor
remunerados e ter uma boa colocação profissional. Alguns jovens, porém, não
estão preparados, são até
desqualificados para os ofícios disponíveis,por falta de base.
O
governo incentiva os jovens e adolescentes,
oferecendo cursos como o PRONATEC, uma brilhante ideia governamental, o
qual prepara os alunos a partir dos 16 anos em cursos profissionalizantes de
curta duração, concomitantemente ao
curso regular do Ensino Médio das escolas públicas. Há ainda as escolas
técnicas profissionalizantes, tais como : ETEC , FATEC, SENAC, SENAI, as quais
realizam tal formação, dando oportunidades aos jovens. Porém, se as escolas
estaduais oferecessem cursos profissionalizantes dentro de sua grade
curricular, o estudante teria um rumo a seguir, uma profissão já escolhida para
o futuro.
Em
suma, temos grandes oportunidades para o ingresso no mercado de trabalho, mas
precisamos incentivos para que todos os jovens aprendam na idade certa para
poder participar em igualdade na disputa para uma vaga no concorrido mercado de
trabalho.
Nome do
Aluno: Gabriel Almeida Costa
RG:56.686.102-1
Idade do
aluno: 15
2- Jovens na Ativa
A
participação cidadã dos jovens no ensino médio, poderia ser mais trabalhada,
com o intuito de levá-los a entender a necessidade do voto como direito do
cidadão de participar do processo de eleger alguém que o represente.
Em
nossa escola, somos do grêmio estudantil, e temos uma eleição. Para tanto
,trabalhamos como candidatos apresentando projetos a todos os demais alunos,
então, como nas eleições reais, todos escolheram os que mais lhe transmitiram
confiança na realização das ideias propostas.
Uma
forma de os jovens sentirem-se mais cidadãos seria participar de projetos para
que os alunos interajam na comunidade onde convivem, ter uma vida ativa em
relação à sociedade, de maneira que possa participar de outras atividades
sociais junto com os governantes, para a
melhoria do bairro.
Contudo,
para que estes “projetos” saiam do papel, é necessária a ajuda dos mestres das
Escolas, dentro do currículo estabelecido, focar no aprofundamento de temas
como liderança e participação ativa para que os alunos possam engajar-se, desde
cedo ,no pleno exercício de sua
cidadania, na construção do Bem comum.
Nome do
Aluno: Gabriela Monteiro
RG:
54.316.080-4
Idade do
aluno: 16
3 -
O caminho para o futuro
Pensemos
no Ensino Médio como a porta para o futuro e o início de uma nova vida, a qual
precisaremos estar preparados e
dispostos para as dificuldades e obstáculos que enfrentaremos até nos
estabelecermos. Agora pensemos na escola como o meio de transporte para tudo
isso. Será que esse meio e essa porta estão aptos para receber nós jovens, ou
melhor ainda, será que a escola está preparada para nos incluir nesse futuro
próximo?
A maioria
de nós, como jovens do Ensino Médio das escolas públicas, nos preocupamos,
agora mais do que nunca com o que viremos a fazer após a conclusão da escola,
ou pelo menos é o que deveríamos fazer.
Como adolescentes críticos devemos exigir isso da escola, devemos cobrar
que nos ensinem o que fazer ou não no primeiro emprego, como reagir com algumas
críticas ou elogios e por último, mas não menos importante, a escola deve nos
encaminhar para o mercado de trabalho e
mundo afora prontos para o que
“der e vier”.
O Ensino
Médio é a etapa de fazermos uma das escolhas mais importantes para nossa vida:
nós temos que escolher qual caminho seguir. E se a escola não nos mostra quais
os caminhos, é difícil para nós tomarmos essa decisão sozinhos.Nossas escolhas
certas dependem da Escola.
Portanto,
é dever da escola nos preparar para o que nos espera fora dela e cabe a nós aproveitarmos
essas oportunidades . Só assim , com preparo e vontade, poderemos encarar o
futuro.
Nome do
Aluno: Natália Pinheiro Pinto
RG:
53.217.311-9
Idade do
aluno:14
4- Escola Não é
Lugar Pra se Dormir, Mas Tem Seus Motivos
Escola :um lugar onde passamos quase metade da
nossa vida.Um lugar que é a base da nossa vida profissional;um lugar
importantíssimo,mas que, muitas vezes, torna –se entediante.Não por falta de
atividades pedagógicas ,mas sim por falta de entretenimento.
Há
vários professores que planejam aulas de
maneira bem interessante,mas há também aqueles professores que não movem um
dedo em relação a isso, continuam com a velha metodologia da lousa e giz.
É
claro que o conhecimento é precioso e que o interesse por ele tem que começar dentro de nós, muitas
vezes, a disciplina é bastante
interessante, mas quando o aluno entra
na aula “daquele professor” , ele desanima.
Nós,
jovens, por mais que alguns tentem discordar, temos em comum a agitação.Sempre
adoramos professores carismáticos e que , sempre que possível , planejam aulas
interessantes e agitadas.
Portanto,
o ensino médio que nós jovens queremos, não se trata só de equipamentos
nas salas de aula,mas sim de professores
que procurem em si mesmos o seu amor pelo que fazem e que torne esse
sentimento explícito no preparo de aulas para os jovens alunos.
Nome do
Aluno: Elaíse Gabriele Martins
RG: 57.990.442-8
Idade do aluno: 14