As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

NOITE FELIZ

 


Plinio Montagner

A religião e a canção

 

Esta história me foi contada por um amigo de há muitos anos no tempo em que ele viveu na Alemanha e Áustria. O tema da narrativa é a religiosidade e o espírito do Natal, as comemorações e os episódios sobre o surgimento  da canção “Noite Feliz” que antecederam à noite de 24 de dezembro de 1818, na cidade de Oberdorf, Cantão Basileia-Campo, na Suíça.

             Áustria, sendo um país em que a religião é quase totalmente católica é o centro da festa de Natal da Europa em que as solenidades natalinas seguem fiéis à tradição e aos costumes antigos.

É a maior festa do ano; muitos preparativos, eventos religiosos e sociais. Nos lugares mais afastados como as pequenas aldeias e os Alpes, favorecidos pela neve, a importância do Natal já se revela pelas crianças que recebem a visita do Papai Noel.

No dia 24, ao cair da noite, o país fica totalmente paralisado, inclusive o trânsito, pois todos estão em suas casas com a família a entregar os presentes e após a ceia, exatamente à meia-noite, ir à Missa do Galo. 

A decoração, abraços, carnes variadas, bolos e tortas especiais de frutas compõem a ceia. O amigo que me contou esses fatos  lembra que a ceia não é o mais importante porque o Natal, sim, é uma festa,  mas acima de tudo, religiosa.

A canção Noite Feliz - Stille Nacht, Heilige Nacht,  Silent Night, Douce Nuit e outros nomes tem caráter universal, e cantada em todo o mundo, em várias línguas, povos e religiões, inspirando a alegria e a esperança na humanidade.

            Desde a infância aprendemos a cantá-la e a tocá-la,  mas pouco conhecemos de sua origem e como surgiu.

Alguns trechos da história: Era véspera de Natal de 1818.  

Franz Gruber (1787 - 1863) esboçava um sorriso contente ao receber de seu amigo, o capelão Josef Mohr (1792 – 1848), o texto original da canção “Stille Nacht” (Noite Silenciosa). Porém não lhe restava muito tempo, pois a canção deveria ser cantada naquela noite na Igreja de São Nicolau de Obendorf.

Franz Gruber retirou-se ao seu quarto de trabalho. Lia e tornava a ler o texto de Mohr enquanto lhe passava pela cabeça a melodia embrionária da composição que pretendia aplicar até que, finalmente, chegou-lhe a inspiração melódica.

Pega a guitarra e começa a tocar as primeiras notas.  Isso mesmo, pensou, deve ser assim!  Saiu da cadeira para a escrivaninha e começou a escrever apressadamente, em tracinhos verticais, numa forma cheia de pautas e notas.

Em pouco tempo estava pronta a obra destinada que se tornou a melodia natalina mais famosa do mundo. De volta à morada de seu amigo Mohr, de imediato ficou também entusiasmado com a melodia. Juntos começaram a cantá-la.

Pouco antes da meia-noite de 24 de dezembro de 1818,  a pequena igreja de Obendorf estava replena. Alguns instantes, antes que o sino badalasse as horas da meia-noite, ecoavam sons de uma guitarra. Tomados de surpresa, tudo se quedou num silêncio profundo!

Naquela noite o Capelão Josef Mohr e Franz Grubeer e seus componentes do coral, cantavam pela primeira vez na igreja de São Nicolau de Obendorf, a nova canção de Natal: Stille Nacht, Heilige Nacht,. Poucas horas depois Franz Gruper abria a porta da sua pequena escola em Arnsdorf.

Nem de longe suspeitava que séculos depois aquele educandário de ensino primário fosse o germe da mais bela canção natalina em sua marcha irresistível para o mundo inteiro.

 

 

 

 

.

 

 

Nenhum comentário: