As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

ABANDONO


Plinio Montagner

A vida, após a perda de uma pessoa querida, fica insuportável. O céu, a terra, o mar, nossa casa, o quarto, a mesa do café da manhã, a sala de visitas... tudo se transforma num deserto.
Aprendemos, mas esquecemos, que quando tudo vai bem não percebemos nem valorizamos esse tesouro.
Nossos pais, nossos filhos, nossa saúde perfeita, nossa casa, tudo que é maravilhoso muitas vezes ignoramos, e tendemos evidenciar o supérfluo, o banal, ou o deslize de um amigo.
 Percebendo ou não, não há lenitivo que acalme a dor de quem fica da ausência de quem foi embora.
Os que ficam, ficam à procura às cegas, no vazio, do nada, e nada tem sentido. A lembrança cruel não dá trégua.
Amigos ajudam, e muito, por isso buscamos neles um tipo de salvação. Mas, por que deixá-los tristes também; eles têm suas vidas e seus problemas.
A presença dos familiares às vezes faz piorar a melancolia; frases relembram fatos e imagens de momentos maravilhosos, e, nos espaços embaçados vislumbramos semblantes disformes de quem amamos.
Merecemos, talvez, essa provação, esse castigo, é o que parece.
Mas quem foi, e não se sabe para onde, que culpa teve para ser sacado da vida, ser punido, enquanto bandidos ficam zombando dos bons e dos inocentes?
Se Deus existe, acho que Ele não é justo.
E agora? Com quem vamos comentar o filme, o que aconteceu durante o dia, revelar a beleza de um lugar, contar o capítulo da novela e a última fofoca?
Sair sem destino é uma alternativa, mas qualquer caminho não leva a lugar algum.
Abrir gavetas e rever anéis e colares; guarda-roupas para lembrar os bailes; as fotos nos álbuns... é bom, mas é triste - abre feridas.
Casamento é uma prisão consentida, mas de que vale a liberdade sem o a presença do amor?



Nenhum comentário: