As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

quinta-feira, 16 de março de 2023

Contemplação é para leigos

 



             Bianca Rosenthal

            Aconteceu comigo algo que muitos também devem ter passado por situação parecida. Estava num passeio desses contemplativos para observação de aves. É sabido que nestes tipos de passeio o silêncio deve imperar. O guia para em pontos específicos para esclarecimentos de dúvidas, mas, na hora em que os pássaros são avistados não se deve fazer barulhos e movimentos bruscos, para não espantar os belos animais.  O objetivo é observar, contemplar, fotografar. 

            No entanto, aquele tipo de pessoa que quer ser o centro das atenções estava no meu pequeno grupo. O candidato ao prêmio de intelectual do ano não parava de falar um minuto sequer, de tudo um pouco, era um perfeito conhecedor de todas as coisas do mundo e uma pessoa que merecia respeito por tanta cultura, sabe? Ele já tinha dado de cara com um urso no Alaska, era amigo do governador, já tinha conversado pessoalmente com a rainha da Inglaterra, ensinou vários pratos de comida ao Rodrigo Hilbert, falava cinco ou seis línguas, sabia tudo sobre a bolsa de valores, bitcoins e outros investimentos, fazia tempo que não usava a sua lancha de primeira classe, degustou os melhores vinhos do mundo acompanhado de modelos famosas etc. 

            Eu procurei manter a calma até o momento que lhe perguntei: “você gosta de aves?”, ao que o ser iluminado me respondeu: “claro que gosto! Tenho algumas exóticas que mantenho em gaiolas na minha casa. As visitas ficam impressionadas, mas não conte para a Polícia Ambiental”. E riu! O sujeito riu! 

            Foi um teste de paciência que me rendeu a lição: contemplação é para leigos. É para gente que ainda tem muito a aprender. Lembrei-me da frase de Epicteto dita há mais de dois milênios: “É impossível para um homem aprender aquilo que ele acha que já sabe”. Para o bem da minha saúde mental abandonei o passeio sendo acompanhada por uma pessoa da equipe de apoio até o início da trilha. À tarde recebi uma chamada do guia me dizendo que fazia questão de me acompanhar no dia seguinte sem taxas extras. Então fui. Quietinha e sem a necessidade de me exibir, observei cada detalhe, contemplei a beleza das penas, cores, cantos e tirei lindas fotos das aves livres na natureza. 

Nenhum comentário: