As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

segunda-feira, 12 de abril de 2021

CONSELHOS DA VOVÓ

 



Elda Nympha Cobra Silveira

 

Os anos foram chegando inadvertidamente ou sorrateiramente, sem que eu me desse conta e espero que quando estiver bem velhinha , não digo agora,  porque não sinto esse estado em que me enquadram.

Gostaria que meus filhos e netos se quedassem um pouco para ler oque escrevo agora,  como não sei se lerão isso pelo jornal,  vou deixar dentro de um envelope. Não precisei sofrer muito para aprender errando, mas sei que sofri por amar demais (será que se ama demais?). Não, amar sempre faz bem, quem usufrui é o sujeito do verbo amar. Porque o coração fica repleto, sem nenhum cantinho que se mostre desocupado.

Seu coração  comanda tudo, o cérebro  é apenas o condutor das prazerosas emoções.

Como ainda sou jovem, pelo menos dentro  desse cérebro, com muitos descontos, claro! Porque minha alma é saudável ainda, não quero me limitar com percursos no caminho de discrepâncias como colesterol, triglicérides, diabetes que são chatices.

Sem muitas marcas de idade, se for por comparação, obvio.

Para ser feliz é preciso acreditar em sí mesmo, não pergunte para ninguem sobre você  o que interessa mesmo é a sua própria análise, porque você está dentro de si mesma.

Seu coração é a sua estrada.Ele sempre (a, o)  está abastecendo e conduzindo.

Escolha seu melhor caminho, o mais satisfatório e prazeroso, tenha desejos reais.

Deixe, se possível, uma prole para poder viver com continuidade passando suas raizes, talentos, e princípios que marcaram sua existência senão sua passagem neste planeta será em vão. Não precisa ser um Einstein, um Beettoven, ou um Papa, apenas seja integro!

Não viva dizendo que “ no meu tempo era melhor”. Era nada, também havia guerras,  violências, mau governo, falcatruas, se bem que um fio de bigode valia como aval, e hoje me parece que seria uma insensatez quem se fiasse nisso. Será que houve uma decadência de moralidade? E o sexo?

Há, claro havia isso mas com qualidade mais pitadas de amor, romance e esperança, ilusão. Deixe seu coração bater descompassado como se fosse protagonista de um filme, de uma história de amor escrita num bom livro cheio de romance e drama.

Procure escolher seu marido que ama de verdade e que seja recíproco. Cante, dance, pinte, escreva, toque um instrumento, goste de cinema, televisão, não seja chata!

Procure entender seus pais quando não concordam com você porque eles (a o ) amam e são seus verdadeiros amigos e sua origem é ser um pedaço deles e  há um elo de amor.

Não queira se auto-afirmar contrariando-os porque você não tem a experiencia de vida que eles têm, mas tenha sua vida própria mas arque com seus erros e aprenda.

Cada ano vivido vem com experiências de vitórias e derrotas que ao longo da existência

 vai perceber que  cresceu e ganhou um enriquecimento de maturidade sem igual.

A vida é bela para quem sabe vivê-la, e nem sempre o dinheiro é a tônica, lembre-se!

A saúde é necessária para que a vida seja prazerosa, com alegria e satisfação.

Nenhum comentário: