As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

VISITA DE TODOS OS DIAS



Maria Madalena Tricânico de Carvalho Silveira

O moço da guarita abre a chancela e como de costume, faço meu cumprimento e informo meu destino.
- Bom dia! Vou no Recanto dos Livros!
Vou dirigindo e admirando o paisagismo brilhante, resultado da chuva no dia anterior. Fico até com vontade de cantar, rezar e acabo agradecendo a Deus por tanta beleza.
Passando pelos corredores, vejo uma senhora alta, loira e bem vestida. Fico com vontade de conversar e antes que eu fale alguma coisa, ela me surpreende com sua simpatia.
- Estou esperando uma visita. Ele vem todos os dias! Você precisa conhecê-lo, vai gostar muito dele e seu nome é Cauam...vamos conversar um pouco ou você está muito ocupada?
Sentei numa cadeira ao seu lado, e antes que eu pudesse fazer qualquer pergunta, ela me questionou:
- Você é casada, teve filhos, quantos?
- Sou viúva, meu marido viajou antes do combinado para o andar de cima. Tive  duas filhas e dois filhos. Falo tive porque hoje estão casados e cuidam de mim. E a senhora?
- Ah! Então você tem netos?
- Tenho três netas,  cinco netos e mais os filhos de meus amigos que me chamam de vó. Já tenho uma neta casada. A senhora nasceu em Piracicaba? Faz tempo que é moradora no Lar?
-O que vocês fazem  lá no Recantos dos Livros?
- Nós recebemos os livros, arrumamos nas prateleiras conforme o assunto, limpamos e vendemos por preços módicos. Trazemos guloseimas para partilharmos com nossos colegas voluntários e com as visitas que vem comprar livros, CDs, discos de vinil ou revistas. No final do expediente, o valor arrecadado é levado para o presidente do Lar. A senhora não conhece nosso Recanto?
-Conheço...será que minha visita vem?!
- Gostaria de conhecer sua visita, mas tenho que voltar para minha missão. Meu pensamento começou a me questionar. Percebeu como só você falou? Ela só faz perguntas! Qual seria sua profissão quando ainda trabalhava? Crio coragem e pergunto!
-Eu? Ah! Trabalhei muito, muito mesmo e em tantos lugares. Nunca fui de ficar parada... e você qual sua profissão, fez faculdade?
Olho para ela e tenho certeza que foi jornalista. Olho com mais carinho ainda em consideração aos meus amigos jornalistas e a minha neta primogênita jornalista dos tempos modernos. Esta eu perdi...esta eu perdi! Vim ciente que ia escrever sua história.
- Me dê licença mas preciso ir. Outro dia conheço o Cauam!
-Não! Ele vem vindo...olhe que lindo...veja seu caminhar.
- Olho por todo o jardim e não vejo nada até que um cachorro de porte médio,  cor caramelo de olhos e pelos brilhantes, chega de mansinho e se aconchega bem perto de suas pernas.
-Ah! Meu amigo...como você demorou...
Observo a cena da senhora conversando com sua visita diária e percebo que ela esqueceu de mim e que minha presença se tornou desnecessária. Parece que estou vendo meu marido, mineiro das Minas Gerais, rindo e falando – Foi buscar lã e saiu tosquiada.


Nenhum comentário: