As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

quarta-feira, 20 de junho de 2018

CRER E NÃO CRER EM DEUS


                                       

                                                         
Eloah Margoni

    Hoje, mais do que em qualquer época, por causa dos computadores e da informática, tornou-se paradoxalmente quase impossível crermos em deus e, ao mesmo tempo, improvável deixarmos de crer Nele! Isso porque tudo não se resume apenas em questão de fé. Essa mesma “fé”, mistura de nossos desejos e necessidades concretas e psicológicas, de medos e frustrações, de nossas experiências subjetivas bem secretas, de nosso raciocínio e observações, deságua em conclusões inevitáveis.
      Quando digo ser muito difícil acreditar em deus (com letra minúscula) falo numa entidade que nos “reconheça”. Ou melhor, que reflita nossa imagem, considere-nos as particularidades e seja conivente com os flutuantes valores humanos, com a limitante pequenez a qual somos presos, elevando-nos tal entidade, de modo injusto ou corrupto até, ao patamar dos seres mais fabulosos do universo. Por outro lado, ao pensarmos na “nuvem” da informática, onde guardamos fotos, vídeos importantes ou idiotas que recebemos na internet, nuvem essa para onde um celular moderno envia automaticamente o que nos chega sem termos de solicitar ou acionar nada, colocando tudo em ordem cronológica, anotando datas e até mesmo locais do planeta onde as fotos foram tiradas, parece-me negligente desconsiderarmos a existência de um Deus como um núcleo organizacional impessoal, inexorável, autossustentável, de imensurável capacidade, humanamente inconcebível, o Qual coordene todos os processos, formas de vida, leis paralelas e realidades deste universo, assim como as possibilidades totais de mundos alternativos, com suas maravilhas e horrores (em nossa concepção) que por acaso existam. Dizem os cientistas que estes mundos existem. O referido centro energético, por outro lado, sem se ater a nenhuma de tais realidades, cria-as, coordena e destrói universos inteiros de modo totalmente impessoal.
          Se você pesquisa um hotel na internet, aparecem-lhe em seguida, uma série de sugestões de outros hotéis e viagens em qualquer página na qual você esteja. Ou surgem propagandas, sugestões e alusões relativas a seu sexo, a buscas feitas, à faixa de idade. Então, viu? A “rede” me conhece, sabe de mim, ajuda-me, me ama de forma particular! Ora...  O carro moderno dá-nos também “bom dia” como se ali houvesse alguém a nos acolher, a TV inteligente se comunica comigo, mas é só maquinaria. E a Wikipédia, com tantas informações as respeito de tudo? O que tanto nos interessa ali para pesquisas é totalmente escrito por robôs, muito embora a pessoa média, o cidadão ou cidadã comum como eu, mal saiba o que seja um robô na internet nem como este trabalha, nem onde tais “seres” robóticos cheios de mistérios ficam. Mas o resultado lá está ao nosso alcance.
         No mais, você tinha um problema qualquer, rezou, pediu e foi atendido. Então deus realmente existe porque o ouviu?  Até meu celular me ouve e responde corretamente. Nem por isso creio que ele creia em mim. E também muitos não fomos atendidos em nossas suplicantes orações, mas você sim. Trata-se só da Vontade caprichosa desse deus estranho? Quando acionamos o aplicativo certo no moderno telefone, acessamos a central que queremos, conseguimos o que buscamos. Se usarmos o caminho errado ou a tecla errada, nada conseguimos. Tocando o local exato, o aparelho me responde, mas se não encontro o caminho virtual há erro.
         Estou querendo dizer com isso que Deus, o núcleo infinito, a absoluta concentração original de energia, disponibiliza ferramentas estupendas, aplicativos conhecidos e desconhecidos, programas e canais para acessarmos isso ou aquilo? Sim. Mais ou menos. Mas longe de mim a ideia de comparar o inconcebível núcleo com máquina, pois máquina o homem concebe, mas a energia original jamais! Está além de todos os aléns.
    O fiel e o crente podem eventualmente encontrar a ferramenta para algum procedimento junto a Deus (ou deus), mas um sábio também pode. Só o buscador da verdade imparcial e do conhecimento passa toda a vida tentando achar a saída do labirinto de tantos faunos e ratos. Porém, achar ou não achar a verdade que, dizem, libertará, é questão intricada nos baús das dez mil verdades subjetivas... Mas começar a trilhar o caminho do conhecimento é totalmente opcional. É voluntário e exige força, recurso interior acima da descrença que à luz da tecnologia atual nem se justifica, e igualmente acima da fé simplista, sem razão de ser se não se mostrar ferramenta afiada, se for apenas reflexo da ignorância, medo e esperança humanos. O buraco que existe e que também não existe, está mais acima ou bem abaixo. Está em toda parte. Intuí-lo, percebê-lo ou utilizá-lo e sintonizar-se com ele é outra história.

Nenhum comentário: