As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

domingo, 12 de agosto de 2012

Que livro você está lendo?



Escritor Camilo Irineu Quartarollo
 “EU, EDUCADORA”
O livro de Leda Coletti traz a trajetória de alguém que se propôs a ensinar com elegância de alma e determinação.  O título diz muito. Nos capítulos que se desenvolvem nesta obra, que margeia a vida da autora, veem-se detalhes históricos e a visão de quem vai fazendo-se no caminho da educação, do ensino, da consciência cidadã.
Em Leda percebe-se modéstia, mas não falsa, é dinâmica, aplicada. Em algumas palavras objetiva seus pensamentos e passa a frente. O pensar em Leda não paralisa, como a filósofos ou discursistas da educação ou ocupantes de meros cargos.
Leio com gosto e observo na fl.105 descrever “...Sinto-me funcionária, executora de quase todos os serviços: burocráticos, sociais, pedagógicos e até de limpeza do prédio...” e “há momentos em que o desânimo aparece e em então lastimo tanto minha escolha profissional. Já passei muitas agruras, humilhações, morando em quartos sem as mínimas condições de conforto, onde, em dias de chuva, vento entrava pelos vidros da janela, longe, centenas de quilômetros dos meus familiares. Em troca , o que recebo?”
A escritora vai colocando em capítulos sua trajetória e a ideia que se faz de um educador ou de um professor, e vemos a nobre e difícil arte de transmitir, mais que conhecimentos, valores, como é o caso de Leda. Uma educadora consciente.
Destaco neste gancho de rápida e singela resenha, de que como Leda e outros professores, não se dá a eles a devida importância e de que hoje a formação ganha interesse devido à evolução tecnológica e globalização, mas é relegada à visão bancária e mercantilista do saber pelos governantes, do saber, não da consciência de valores, inclusive da ética. Indico esta leitura da obra desta autora piracicabana e engajada na educação e literatura de nossa cidade e região. Eu, educadora!

Nenhum comentário: