As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

domingo, 10 de junho de 2012

Que livro você está lendo?

Armando Alexandre dos Santos é membro da Academia Piracicabana de Letras e  editor da Revista da APL


Estou lendo, ou melhor, estou saboreando com gosto o livro “Magia e poder no Império Romano – A Apologia de Apuleio”, de autoria da minha amiga e professora Semíramis Corsi Silva (Editora Annablume/Fapesp, 2012, 224p.).
Apuleio de Madaura, mais conhecido por sua obra famosa “O asno de ouro”, era um orador e filósofo médio-platônico que vivia no século II d.C. na cidade africana de Oea. Ali se casou com Pudentila, viúva que possuía patrimônio bastante considerável. Terá sido um casamento por amor, ou por interesse, no melhor estilo do popularmente conhecido “golpe do baú”? Isso não fica inteiramente claro, a partir das fontes históricas disponíveis. O fato é que os parentes do primeiro marido de Pudentila moveram um rumoroso processo contra Apuleio, acusando-o de práticas mágicas, conduta criminosa pela legislação do Império. Por trás da acusação de caráter religioso estavam presentes, notoriamente, interesses de tipo econômico e político.
Apuleio, retórico de invejável cultura, habituado às práticas processuais e aos debates jurídicos da época, defendeu-se por meio de sua Apologia, na qual sustentava que as formas de magia de que era acusado nada continham de contrário à lei.
A autora analisa com cuidado o documento produzido por Apuleio, contextualizando-o devidamente e traçando um quadro bem articulado da elite local, com suas práticas culturais e religiosas, com seus hábitos de vida. Trata-se de uma análise muito rica e em extremo interessante, sem embargo do rigor científico e historiográfico.
“É fascinante percebermos que o livro de Semíramis Corsi Silva possui um toque de investigação policial associado com o rigor metodológico da pesquisa histórica”, ressaltou no prefácio da obra a Profa. Margarida Maria de Carvalho, que foi a orientadora de Semíramis no seu mestrado.

De fato, é livro que vale muito a pena ler. Interessa não somente a estudiosos da História, mas ao públicoem geral. Os pedidos podem ser feitos à editora, pelo site www.annablume.com.br



Nenhum comentário: