As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

terça-feira, 23 de junho de 2026

"Eu só sei que nada sei"

 

“Eu só sei que nada sei”

Ivana Maria França de Negri

Essa frase antológica é atribuída a nada mais nada menos do que a Sócrates, um dos maiores filósofos que a humanidade conheceu. Passava noites em claro estudando, lendo, tentando desvendar enigmas complicados.  Entrava em estado de arrebatamento e sua mente efervescia.

Em certas ocasiões, parava o que quer que estivesse fazendo, ficava imóvel por horas, meditando sobre algo que pretendia decifrar. Certa vez o fez descalço sobre a neve, segundo os escritos de Platão, sem perceber que seus pés estavam congelando.

Num desses momentos de transe, Sócrates criou a célebre frase “eu só sei que nada sei”, pois quanto mais se aprofundava nos estudos, via o quão pequeno era diante da grandeza da Sabedoria Universal, das verdades atemporais. Sua sabedoria despertou a inveja dos poderosos que o acusaram de corromper os jovens e foi condenado a beber cicuta, potente veneno, sua pena de morte.

Quando vejo pessoas que, por terem algum estudo, se acham num patamar acima das outras, penso que essa arrogância denota que nada aprenderam. Os maiores sábios da humanidade eram extremamente humildes.  Essa é a prova de que são realmente sábios, a humildade.

Lembro perfeitamente de quando eu tinha sete anos, já alfabetizada, sabendo  ler, escrever e fazer contas, na minha tola e pueril arrogância, pensei que já sabia tudo, e achava que nos tantos anos escolares ainda pela frente, nem teria mais o que aprender! Só quando os anos vão passando é que a gente reconhece nossa imaturidade e ingenuidade e o quanto ainda temos de aprender. Até o último dia de vida, estaremos aprendendo.

Ninguém sabe mais do que ninguém, apenas estão em estágios diferentes de aprendizado. E não são apenas os bancos escolares que ensinam, a Vida ensina muito mais! Se não aprendemos pelo amor, teremos de aprender através da dor. A dor, sábia mestra, faz a vida parar, e todas as coisas inúteis passam para segundo plano. É a hora do despertar, quando a pessoa passa a se olhar por dentro, procura sua essência e quer se encontrar, decifrar os porquês da existência, e por isso ela cresce e evolui.

Os maiores sábios da história, Jesus, Buda, e santos como São Francisco, eram humildes, mesmo com sua vasta sapiência.

Se formos comparar, sempre haverá alguém que sabe mais e alguém que sabe menos do que a gente. O que ainda está na ignorância, vai aprender mais cedo ou mais tarde, pelo amor ou pela dor. É a Lei Universal da evolução. E a cada passo do saber que se dá, não se volta mais ao anterior.

A poetisa Cora Coralina muito aprendeu com a vida e é a autora da frase:” Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Ela via a educação como uma troca enriquecedora, pois quem ensina não apenas transmite conhecimento, mas aprende também, ao interagir com o outro.

E concluo que não importa o quanto sabemos e sim o que fazemos com o saber. Jesus ensinava através de parábolas, historinhas que chegavam ao coração daquelas pessoas simples, histórias que falavam de semeadores, de pescadores, de tudo o que eles entendiam. Platão era discípulo de Sócrates e Aristóteles foi discípulo de Platão, santo Agostinho adaptou a filosofia de Platão para a doutrina cristã; e assim, sucessivamente, a sabedoria universal foi sendo repassada para as gerações.  Quem sabe e guarda para si  é egoísta, e toda sabedoria que adquiriu, será inútil e desperdiçada.

 

Nenhum comentário: