As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Café da Tarde

 

                                

Maria Madalena Tricanico de Carvalho Silveira


“Não existe sábado sem sol, domingo sem missa e segunda sem preguiça”.

Mas era domingo. Um ensolarada tarde de domingo. Marina conversava com sua mãe sobre a rotina de sua vida e a mãe, por sua vez, lembra de fato que tinham acontecido e que se repetiam, embora com outros focos e outras cores.

Marina lecionava em uma escola de periferia no  período  da manhã, e à tarde algumas aulas em uma escola particular. Sentia-se realizada em seu trabalho e o assunto era quase sempre sobre os alunos.

Na hora do tradicional café da tarde, sempre chegavam mais pessoas da família e também alguns amigos. Diante de tantas guloseimas Marina deu um longo suspiro e desabafou:

- Ai que saudades dos “crustolis”  da minha nona Lucia.

Algumas primas até argumentaram: “Agora tem nas padarias”.

Marina percebeu que não tinham entendido, sua saudade não estava na boca, mas no coração. Poderia até escutar o “croque” do “crustolis”....

A segunda-feira amanheceu preguiçosa, não para Marina com seus alunos, e a manhã transcorreu normalmente.

No período da tarde tinha apenas duas aulas em uma escola particular e ao final da segunda aula os alunos iam saindo e ela cumprimentando. Percebeu que tinha um aluno esperando para falar alguma coisa em particular. Chegou bem perto de Marina e todo envergonhado entregou um saquinho de papel um pouco engordurado e disse:

-Minha mãe fez isto para o café da tarde e quis que eu trouxesse um pouco para a professora...

Marina agradeceu e quando abriu o saquinho engordurado lá estavam os “crustolis”, bem sequinhos, barulhentos e passados no açúcar e canela.

Deu um longo abraço no aluno, perguntou o nome de sua mãe, e ele respondeu rápido: Lucia!

Marina abriu sua bolsa e tirou um livro que tinha acabado de comprar, fez uma dedicatória e entregou a ele que leu o título em voz alta todo sorridente:

-Peça e Será Atendido! Minha mãe vai amar!

Nenhum comentário: