As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Quando a solidariedade aflora



Ivana Maria França de Negri

            Em meio a tanto medo, insegurança, e a incerteza que paira sobre o dia de amanhã, fico feliz de ver tanta gente solidária se dispondo a doar alguma coisa, a fazer algo útil,  mesmo reclusas dentro de suas casas.
            Claro que alguns perdem  precioso tempo inventando fakenews para disseminar pânico ou espalhando ódio contra quem não pensa politicamente igual e misturando tudo num mesmo tacho fazendo uma “sopa” indigesta.
            Mas não é dessas pessoas, dignas apenas de dó, que vou falar. Não merecem que gastemos nosso vocabulário com elas. A justíssima lei do retorno se encarrega de dar lições para elas.
            Quero falar de pessoas humanas, solidárias, altruístas, que só pensam em ajudar de alguma forma nesse momento tão difícil!
            E compartilhar essas ideias na internet é muito útil, pois outros seguirão o exemplo e uma onda de bondade, solidariedade e amor vai se alastrando.
             Começou na Itália quando cantores e músicos faziam shows para os vizinhos, e todos cantavam juntos em meio à tragédia que abalou o país.
            Pela internet, poetas publicam ou postam vídeos declamando poesias. Contadores de histórias contam lindas histórias em seus canais para entreter crianças que estão dentro de casa com seus pais.
            Em vários prédios, jovens colocam avisos nos elevadores se dispondo a ir à farmácia e aos supermercados para os moradores do grupo de risco. Deixam seus telefones para contato. Fazem as compras e entregam na porta. Lindo gesto!
            Outros, dão receitinhas fáceis de se fazer, como pão de microondas com ingredientes que todo mundo tem em casa. Não deixa de ser uma ajuda muito boa.
            Como estão faltando máscaras nas farmácias, mulheres que fazem artesanato e têm muitos retalhos de pano sobrando, estão confeccionando máscaras de tecido e doando para amigos e familiares. Não são as ideais, mas se há falta de máscaras para comprar, é melhor do que nada.
            Uma amiga querida colocou seu número de celular na internet à disposição para conversar com quem se sentir deprimido e com medo. Ela explica que não é psicóloga nem terapeuta, mas terá grande prazer em conversar com pessoas solitárias que precisam de apoio. Sempre de bom astral e positiva, acredito que uma conversa com ela vai acalmar as pessoas mais nervosas que não estão sabendo lidar com a clausura e a tensão.
            Conheço um jovem que adora animais e está se oferecendo para passear com cachorros de idosos que estão de quarentena ou a levá-los ao veterinário caso precisem.
            E tantos outros que estão fazendo serviços gratuitos apenas com a intenção de colaborar neste momento tenso.
            A pandemia vai passar, nada é para sempre. Mas os que fizeram a diferença ficarão eternamente nos corações agradecidos e nas orações dos que deles precisaram.
            Mãos à obra! Muita coisa pode ser feita. Vamos melhorar a aura deste lindo planeta azul que está enfermo, mas vai sarar!

Nenhum comentário: