As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

domingo, 1 de dezembro de 2019

Espelho Mágico






Ivana Maria França de Negri

            Remexendo em velhos baús de minha mãe, reencontrei um espelho de mão que era dela, desses com cabo, que eram imprescindíveis nos toucadores de antigamente. E eram lindos, decorados, servindo também de adorno nas penteadeiras das mulheres.
            Esse, da minha mãe, provavelmente era francês, com vidro bisotado.       
            Ao tocá-lo, imediatamente algo mágico aconteceu... Reportei-me ao passado e vi minha mãe, uma linda jovem de cabelos negros e olhos verdes refletindo-se nele. Quantas vezes o fez para em seguida encontrar-se com meu pai quando eram ainda namorados? Passava um pouco de carmim nos lábios e um nadinha de rouge nas faces. E era só, não se usava maquiagem pesada como hoje.
            Esse espelho guarda muitas marcas do tempo, em alguns pontos já está fosco, mas mantém sua beleza original. É bem pesado, de metal maciço. O cabo, prateado, é todo trabalhado, assim como a moldura em forma de losango. No verso dele, uma gravura delicada de um casal em pose de dança.
            Quantas vezes ele deve ter refletido as faces de minha mãe... Me lembro de quando criança, gostava de pegá-lo na gaveta da penteadeira para fazer uma brincadeira muito divertida. Colocava o espelho sob o queixo, virado para cima. E ia caminhando. Parecia estar levitando, pois tudo ficava de cabeça para baixo. Eu desviava dos lustres e pulava  batentes das portas, tudo na imaginação fértil de uma criança de uns cinco anos.
            Espelhos existem há muito tempo, objetos de desejo das mulheres, são citados até em versículos bíblicos. Foram encontrados em escavações em vários locais do mundo. Eram fabricados artesanalmente, e antes do vidro, eram de metal polido. As técnicas de produção foram se aperfeiçoando e espelhos começaram a fazer parte até da segurança de condomínios, da decoração, retrovisores de carros. Hoje em dia, ajudam as garotas a fazerem selfies. Uma moda de gosto duvidoso, já que pessoas de certa idade fazendo “bico” em frente ao espelho, não tem graça nenhuma.
            Espelhos apareciam nos filmes de cinema. Toda mocinha mirava-se num deles em alguma cena do filme. Sem contar nos clássicos infantis, onde espelhos protagonizavam as histórias, como o espelho da madrasta da Branca de Neve que tudo via e tudo sabia. Alice, a do País das Maravilhas, aparece em uma segunda versão, Alice no país dos Espelhos. Ela adentra na densa névoa de um deles e vive muitas aventuras onde aparece tudo ao contrario, tudo invertido.
            Tem gente que acredita que espelhos têm magia e alguns deles se abrem para outros portais... Espelhos encantados que transportam a alma das pessoas para outros mundos! Mas isso fica para uma outra crônica, quem sabe...
            Espelho mágico, espelho meu, existe alguém mais sonhadora do que eu?...









Nenhum comentário: