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quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Educar, ensinando

                 

                                                    Pedro Israel Novaes de Almeida      

            É simplista a noção de que a escola deve ensinar, cabendo à família educar.
            Para bem ensinar, a escola precisa garantir um ambiente civilizado, a alunos, professores e funcionários. O convívio entre centenas de pessoas, com diferentes experiências, carências, valores e tradições, nem sempre é pacífico e respeitador.
            A educação que compete à escola diz respeito a regras de convívio, que devem ser impostas a todos, indistintamente. São regras simples, que vão do cumprimento de horários ao comportamento em sociedade.
            Ao estabelecer regras, para serem cumpridas, a escola exerce seu papel educador, seja inibindo tendências animalescas e antissociais ou premiando posturas respeitosas. A educação escolar não deve ultrapassar a fronteira das regras de convívio, abstendo-se por completo de proselitismos religiosos e políticos.
            A escola que recebe um aluno educado e respeitador é a mesma que recebe alunos provenientes de núcleos familiares e ambientes conturbados e violentos, cabendo-lhe o milagre de conseguir comportamentos semelhantes, frequentando a mesma sala e pátio.
            É comum um aluno ser considerado um problema, e a família ser chamada, para auxílio na adaptação ao ambiente social.  Em determinadas ocasiões, a escolas percebem que o problema é a família, cujo melhor membro é o aluno-problema.
            A escola deve ser um ponto de encontro entre as políticas sociais e as famílias, pois é nela que desaguam as carências e tragédias humanas. É essencial o contínuo e harmonioso relacionamento da escola com os diversos órgãos e instituições públicas.
            É a escola, com suas regras, que obriga o respeito à diversidade humana, combatendo e punindo manifestações de preconceitos os mais diversos. A escola deve ensinar conteúdos curriculares, mas, pela imposição racional de regras, deve ensinar posturas cidadãs.
            A autoridade escolar deve ser exercida com sapiência, punindo de maneira exemplar agressões físicas e desrespeitos. A falta de punição aos desajustados acaba punindo os que apresentam bom comportamento.
            Muitos problemas da sociedade podem ser minorados pela manutenção de um civilizado ambiente escolar. Marginalidades, violência, drogas e desrespeitos podem e devem ser detectados e acautelados a tempo.
            A sociedade, a começar pelos pais e autoridades as mais diversas, pouco contribui para o pleno desempenho das escolas, considerando-as um problema exclusivo de professores e funcionários.
                                               

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