As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

DIA DAS DONAS DE CASA OU DAS BRUXAS?




Maria Madalena Tricânico de C. Siqueira


                            Família  numerosa,  muitos afazeres em uma época em que tudo era feito em casa, do pão ao sabão. Não é porque não queríamos comprar! Não tinha tanta facilidade como agora que encontramos tudo pronto agradando nosso paladar e facilitando muito nossas tarefas.
                            Diante dos fatos toda família precisava de auxiliares: cozinheira, copeira, lavadeira que engomasse e passasse muito bem porquê as roupas eram de algodão ou linho.
                            Dona Gloria quando precisava contratar uma auxiliar deixava uma vassoura caída na soleira da porta da cozinha e mandava a pretendente entrar. Se ela pulasse  a vassoura em vez de ergue-la, ela ia logo dizendo: - Desculpe, mas a vaga já foi preenchida!
                            Um dia recebeu uma pretendente para o cargo de doméstica e Dona Gloria começou a entrevista falando sobre os trabalhos que deveriam ser executado e logo foi interrompida pela candidata
                            - Olha! A senhora me desculpe mais eu faço a limpeza na casa, mas não tiro nada do lugar. Roupas finas eu não lavo porquê tenho medo de estragar, Passar roupa minha religião não permite...cozinhar também não cozinho...a comida de vocês é muito complicada e eu sei “malema” mexer as panelas...
                            - Tudo bem, tudo bem...e o que mais você pode fazer?
                            - Chi! Mas agora a senhora me apertou!
                            _ Vamos ver, disse dona Gloria. Nós gostamos de cantar na hora da refeição. É uma verdadeira festa todos os dias. Se você souber tocar piano durante as refeições o emprego é seu!
                            - Tocar o quê?

Nenhum comentário: