As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O que você está lendo?



Newman Ribeiro Simões é professor, poeta, escritor e músico

Livro: "A Suavidade do Vento" de Cristovão Tezza
Editora Rocco, 210 páginas
Bem, é preciso dizer que li uma resenha de um outro livro desse autor (O Espírito da Prosa - uma autobiografia literária) e, por ela, resolvi adquirir para mim e para presentear um amigo que, escritor e poeta que é, certamente poderia achar o livro interessante pois o mesmo faz um passeio investigativo sobre o que leva uma pessoa a escrever. Lembrei-me que havia lido A suavidade do Vento do mesmo autor e quis relê-lo antes de me debruçar sobre o livro citado.
Estou terminando a leitura de A Suavidade do Vento, e gostando da maneira como o autor apresenta sua ficção. Aliás, o tema abordado é sobre o papel da arte (no caso da escrita) na solidão e na pacata vida de um professor de literatura que procura publicar o manuscrito que tem pronto e cujo título é o mesmo do livro em questão. A mediocridade dos relacionamentos que o rodeiam, sua solidão e a falta de perspectiva, levam o professor a dar, na medida do possível, sentido à vida pelo trabalho da escrita, que julga criativo e valoroso. No pobre horizonte do cotidiano, resta-lhe a fuga na bebida, a convivência com monstros imaginários (que acabam agindo como tormentosos críticos de sua conduta e de seus limitados sonhos), uma insistente contemplação da paisagem vazia da janela - que ele chama de "ponto ótimo"-, e, nos momentos de angústia ou de leve otimismo, a busca orientadora da sabedoria do I-Ching.
Cristovão Tezza é professor de Linguística na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba e é um autor premiado pela ABL, pela Petrobras, pela Biblioteca Nacional. A publicação do romance Filho Eterno (2007) rendeu-lhe os mais importantes prêmios literários do pais e o prêmio de melhor livro do ano da Associação Francesa de Psiquiatria e publicado em outros países.

Nenhum comentário: