As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

DIA DAS BRUXAS


Ludovico da Silva

Quando determinados acontecimentos se registram com freqüência é comum se responsabilizar as Bruxas. Principalmente quando são ocorrências desagradáveis. Então, dizem que as Bruxas estão por aí, soltas, fazendo das suas.
Coitadas das Bruxas. Elas é que pagam o pato. Pior que isso, é que se elegem a mulher como a representante dessa figura folclórica, com roupa negra e esvoaçante, nariz adunco e uma vassoura como veículo de locomoção aérea. Depois, carrega uma série de apelidos, para denegrir ainda mais esse simpático ser.
Mas a bruxa surgiu de uma festa, em tempo em que nenhum de nós havia nascido, isto é, bem antes de Cristo. Culpa de uma tradição dos povos celtas - lembram-se dos bancos escolares?
Antes de Finados, seres fantásticos se libertavam e se reuniam para uma festa. Com certeza, beberam tanto que ficaram aéreos, estão voando até hoje e dão aquelas gargalhadas assustadoras.
Com o passar do tempo, parece que as Bruxas estão perdendo terreno, caindo em descrença. Até crianças se transformam em bruxinhas, para brincadeiras ingênuas. Mas a tradição continua. É por isso que, apesar de tudo, se comemora hoje o
dia das Bruxas.

Nenhum comentário: