As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

terça-feira, 9 de abril de 2019

AMOR TRANSBORDANDO PELAS PONTAS DOS DEDOS *



M. Madalena Tricanico Silveira


Sento perto dela e não falo nada, só dou um sorriso tímido sentindo um verdadeiro envolvimento carinhoso pela nossa aproximação.
Olho  para suas mãos e me dá um desejo irresistível de tocá-las. Ela não se opõe. Olho atentamente – muito, muito  idosa,  aumenta meu carinho e minha curiosidade.
- Pega minha filha nesta mão que realizaram tantos benzimentos!  Você sabe que fui chamada para  explicar  meu benzimentos por dois padres? O primeiro foi na Igreja Bom Jesus do Monte e a segunda na Igreja São Judas Tadeu. Na primeira fui sozinha e na segunda eu já era mais idosa e levei meu neto junto, isto é, ele me acompanhou.
Eu fiquei curiosa para saber e lembrei aflita do tempo de “a caça às bruxas” e pela minha cara de espanto ela completou!
- Sabe o que eles disseram, os dois? Onde a senhora aprendeu? Na Itália, de onde eu vim para este maravilhoso pais!
- Vai em paz!  Isto não é benzimentos.   É uma oração muito forte e que a senhora deve rezar mesmo  e para todo mundo.
- O segundo ainda acrescentou – Deixa comigo que eu vou conversar de perto com “aquela” que te denunciou!
- Sabe que eu fiquei muito pensativa: denunciou? Falei para meu neto, denunciou  na delegacia? E meu neto respondeu: No nonna, deixa para lá o padre vai resolver.
- A senhora continuou sua missão? Perguntei.
Ah! Minha filha, como continuei com meus benzimentos e minhas orações: benzia “simioto”, quebrante, inveja, ciúmes, sapinho, ah! Eram tantos que não dá nem para contar. Quando as pessoas  ficavam felizes eu orientava elas também a rezarem e benzerem seus filhos e elas admiradas falavam “eu” a senhora tem certeza?
-Vou te ensinar, preste atenção: Pelo batismo nós nos tornamos sacerdote, profeta e rei ( sempre mistura algumas palavras em italiano), então pega a sua Bíblia,  ( fazia os gestos como se tivesse folhando uma), abre no livro Números e no fim do Capítulo 6,  “E Javé falou a Aarão: Vocês abençoarão seus filhos....entendeu?
- Tenha fé minha filha! Jesus já deixou tudo pronto e o Espirito Santo está aí para nos ajudar. Minha geração sabia que tínhamos três tipos de quebrante:  de amor, ódio e inveja.  Quando sabemos fica fácil de  lidar com eles.  Quantas vezes são os parentes que põem quebrante nas crianças. Pega a Bíblia e benze a criança enquanto dorme. Tem os que nos visitam e  gostam tanto dos nossos  vasos  e quando vão embora o vaso seca. Se você prestar atenção, dá o vaso para ela de presente.
Pergunto se ela gosta do Lar e ela responde rápido:
- Muito! Tenho  vários amigos e venho sempre aqui visitá-los. Dá licença que estou vendo uma amiga lá e vou conversar com ela. Qualquer dia venho aqui para ficar de uma vez por todas.
Fiquei olhando ela sair com passos firmes  e toda senhora do seu destino e me perguntei: esta era a muito, muito idosa da primeira vista?
“Eta comunidade feliz”.


*RETRATOS DA VIDA - Livro comemorativo dos 110 anos
do Lar dos Velhinhos de Piracicaba

Nenhum comentário: