As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Vivência de projetos escolares (2018)


                                   

                                                                    Leda Coletti

            Felizmente no decorrer de nossa existência vivemos momentos bons que nos incentivam a  continuar sonhando com um futuro feliz para o Brasil.
            Nós integrantes de entidades literárias -Centro Literário de Piracicaba-( Clip)  e Grupo Oficina Literária de Piracicaba- (Golp), temos tido oportunidades de constatar algumas vivências produtivas e felizes do cotidiano de escolas estaduais  piracicabanas de ensino fundamental, que atualmente funcionam em período integral, através dos projetos escolares que desenvolvem semestralmente.  Neste ano, em três delas, pelo que testemunhamos no desempenho dos alunos, concluímos o quanto é importante, maior tempo de dedicação aos alunos, por parte de profissionais competentes. Uma delas se localiza na área central- EE Dr. Prudente, e as outras duas em bairros periféricos:  EE  Dom Aniger  F. Melillo e EE Prof. Manassés E. Pereira.
            Ao lado das atividades desenvolvidas nos saraus literários, onde as manifestações artísticas dos alunos se evidenciaram (poesia, contação de histórias, músicas, danças), aprendemos muito  com eles (não é maravilhoso?), através da exposição de outros projetos desenvolvidos e  para nós demonstrados,  nas diferentes áreas de conhecimento. Assim os relacionados com plantas medicinais, diferenças ambientais e climáticas, tecnologias atuais como robótica etc.
            Numa dessas instituições educacionais  visitamos a horta comunitária  onde plantam verduras, legumes, grãos,  motivo de integração com a comunidade, pois há o dia especial da colheita e tudo que foi produzido é distribuído para pais e alunos.  Também  possuem o jornal escolar e mural compostos por trabalhos escritos pela equipe administrativa , docente e discente, os quais enfatizam as atividades escolares realizadas no ano letivo. Ambos,  ricos em conteúdo e ilustrações. Uma nota num deles chamou a atenção: “Acolhedores 2016,17 e 18”, ou seja, os próprios alunos escrevendo sobre esta experiência realizada nestes anos citados, em que recepcionaram os alunos que chegaram para cursar o quinto ano. Manifestaram-se  orgulhosos  por acompanharem os calouros na nova etapa  escolar.
              Em anos anteriores, nossa equipe literária realizando algumas oficinas literárias  constatou outras experiências valiosas, em escolas que funcionam em tempo parcial; estas só acontecem graças ao desvelo e esforço contínuo da equipe escolar. Somos de uma geração que prioriza o trabalho escolar desenvolvido pela boa escola, isto porque sabemos que, graças a ela teremos um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. O Brasil tem condições de ser o maior celeiro do mundo, não só pelo que a natureza pródiga pode produzir, mas por seu povo, se este receber educação aprimorada nas escolas. Elas, ao lado das famílias bem constituídas podem desenvolver e promover o ser humano, tornando-o realizado como pessoa e profissional. Isso pode se concretizar se nossos líderes políticos e sociais assumirem a responsabilidade de procurarem servir à comunidade, com  muito zelo e sobretudo honestidade.

Nenhum comentário: