As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Quem lê mais escreve melhor?


Vamos ficar ligados ?
Lucas Henrique dos Santos

A escrita é uma tecnologia de comunicação, historicamente criada e desenvolvida na sociedade humana que, basicamente, consiste em registrar marcas em um suporte. A leitura é um testemunho oral da palavra escrita de diversos idiomas e com a invenção da imprensa, tornou-se uma atividade extremamente importante para civilização, atendendo múltiplas finalidades.
O hábito de ler constantemente tanto livros como revistas desenvolve o pensamento crítico, produzindo o  juízo intencional para refletir sobre algo em que se deve crer ou não e também como reagir a uma manifestação oral ou escrita.
Entretanto, é necessário ressaltar que é um erro confundir a formalidade escrita com a linguagem usada na internet, o que pode ser corrigido com o hábito da leitura. Conforme a leitura se torna frequente, o leitor/escritor adquire naturalmente o dom da coerência e um bom vocabulário para a escrita, superior ao de  quem não lê nada.
Com a leitura ganhamos a boa escrita, pois uma habilidade acaba  puxando a outra. Ao ler, tudo fica melhor em nossos registros no papel-  ampliamos o  vocabulário, desenvolvemos o  pensamento crítico, argumentamos com criticidade, enfim, tornamo-nos capazes de escrever nossa própria história com autonomia.

( Lucas Henrique dos Santos é aluno da EE Profª Catharina Casale Padovani, aluno da professora Margarete de Oliveira Pagotto )

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns, Lucas e prof. Margarete