As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

sábado, 26 de outubro de 2013

FRUTOS DA MUDANÇA



Esther Vacchi Passos

Na década de 70, quando eu ainda morava em São Paulo, iniciando minha família, morava ao lado da minha saudosa sogra, Dona Maria. Sempre nos reuníamos e conversávamos a perder de vista.
No quintal da casa dela ao lado direito da porta da cozinha, havia um vaso de cimento redondo com uma flor, e junto dela, no mesmo vaso, uma muda de jabuticaba, que ali germinou e permaneceu estagnada.
A muda ficou neste vaso por mais de dez anos, sem poder desenvolver-se por falta de espaço, clima frio e falta de perspectivas. Nesse meio tempo, nos mudamos para Piracicaba. Um dia, entre conversas, sugeri a Dona Maria que iria levar a muda para plantar no meu quintal.
Com cuidado, a bordo da nossa brasília amarela, levamos a planta ainda no vaso e plantamos entre um abacateiro e um pé de acerola.  Molhamos, adubamos e a jabuticabeira logo se acostumou com o clima quente e seu novo habitat.
Nasceram novas folhas, novos galhos e hoje ela está enorme, entrelaçada com as pontas do galho do pé de acerola e todos os anos dá muitos frutos. Todos saboreiam, inclusive os pássaros, e ficamos admirados com os frutos dessa árvore que se mudou.

Nossa vida é assim, às vezes plantamos e não colhemos, outras colhemos ainda em vida e com alegria, outras precisamos, como algumas árvores, ser arrancadas e replantadas, para assim darmos frutos, os Frutos da Mudança.

Nenhum comentário: