As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Minha Rua


              
 Leda Coletti

Minha rua é tão bonita!...

Gosto de apreciá-la das alturas.
Do alto do prédio, carros, motos,
 parecem brinquedos eletrônicos sincronizados.
Nela os pedestres apressados
são como soldadinhos de chumbo
acertando passos ritmados.
( 1,2,... esquerdo, direito ).

      Desde a infância eu a quero muito.
Lembro-me do bonde fazendo dlim...dlim,
zigue-zagueando nos paralelepípedos,
subindo até chegar à Estação da Paulista,
fim de rua, chegada, partida dos trens,
passageiros com sorrisos, lágrimas nas despedidas.
(cenário  dos pracinhas da Revolução Constitucionalista)

Minha rua é tão bonita!

Tem início na praça José Bonifácio
onde fica a Catedral de Santo Antonio,
padroeiro da cidade, protetor dos namorados,
em treze de junho comemorado
 com trezena, procissão, bolo, muita festa,
pão bento, quermesse e bucólica seresta.
 (famílias relembram bons momentos)

Próximo à Catedral aparece imponente
o Colégio Piracicabano, com tijolo à vista
enfeitando a frente do quarteirão.
Ladeira acima, o Colégio Assunção
perto do Lar Escola, todos esteios
da boa  instrução e formação.
(berços de grandes intelectuais e artistas)

            Minha rua é tão bonita!

meio-dia de sexta-feira: tem música na praça,
fanfarras, banda nos atos cívicos e dias festivos. 
 Nos dias ensolarados do alto dos prédios
aprecia-se o sol sumindo  além da Ponte do Morato,
deixando rastros luminosos nas águas do Piracicaba.
E ao findar da tarde, os sinos da Catedral repicam festivos.     
 (é hora de encantamento na Noiva da Colina)


Quando é dia, o sol a bronzeia,
de noite, a lua cheia rodeada de estrelas meninas,
apaixonada a contempla no silêncio da madrugada.
Gosto de dizer que ela é minha,
mas bem sei que é de todos, rainha
“cheia de flores, cheia de encantos.”
( é tão bom sabê- la querida e partilhar essa dádiva)
                                                                                                       
Esta rua, referência para a população
 da nossa  Piracicaba, torrão bendito,
é mais um cartão postal bonito
e, embora seu nome fale de morte
ela só transmite vida e muita sorte,
abençoada por Nossa Senhora da Boa Morte.
 (Seu manto azul a cobre com muitas graças)

Minha rua é tão bonita!...



Nenhum comentário: