As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

quarta-feira, 14 de março de 2012

HOJE É DIA DA POESIA!


Leia uma poesia, declame uma poesia para seus alunos, escreva uma poesia, mande uma poesia por e-mail, poste uma poesia no facebook, enfim, hoje é dia da Poesia!


AFINAL,  O QUE É POESIA?
Ivana Maria França de Negri

Poesia é a maneira de o coração falar. E ele fala diretamente de coração para coração. Para entender a poesia, há que se ler com a alma. É preciso saber decifrar metáforas e ler através das entrelinhas.
Cassiano Ricardo dizia que poesia é uma ilha cercada de palavras por todos os lados.
Um artigo na revista Bons Fluídos explica que a palavra “poesia” vem do grego “poiesis” que significa “fabricar”. Uma fábrica de sentimentos?
O Dia Nacional da Poesia, não por acaso, coincide com a comemoração do nascimento do grande escritor e poeta baiano, Castro Alves. Poeta do Romantismo, autor de belíssimas obras como “ Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes”. Sua arte movida pelo amor e pela luta por liberdade e justiça. Sua obra só não foi mais extensa  porque morreu muito jovem, aos 24 anos.
Carlos Solano diz que tudo o que o homem constrói com o coração pode ser chamado de poesia.
O que afinal é a Poesia? Poesia é o sentimento puro transformado em realidade. É a arte de colocar em palavras aquilo que está no âmago de todas as coisas.
Quem é poeta? Todas as pessoas são poetas em sua essência, todas nascem poetas, mas apenas alguns conseguem traduzir em palavras a poesia que mora desde sempre em seu coração.
Poesia é arte, é dom, é coisa da alma e do coração.


2 comentários:

Soaroir de Campos disse...

Tu, Poesia
Soaroir

23/3/10



Como podes dizer que não te apreço?

A fuga pertinaz de alguns momentos

Não é de ti, mas em mim que esmoreço

Em tuas rimas - o meu árduo sofrimento.

Como vou de teus versos esquecer?

Se neles derramas teu dom mais puro

Consciente ou mesmo sem perceber

De aliviar a escalada de meus muros...

Clarice Villac disse...

Bela homenagem !!!
:~)