As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

terça-feira, 5 de junho de 2018

Conhecendo a antiga Iugoslávia*

* Texto publicado na Gazeta de Piracicaba 05/06/2018

Conhecendo a Croácia, Bósnia, Montenegro e Eslovênia

Ivana Maria França de Negri

Mostar -Bósnia e Herzegovina
            Viajar é sempre enriquecedor, em todos os sentidos. Além das paisagens de tirar o fôlego, encontramos a alma de cada povo em seus costumes, comidas, bebidas, artesanato, construções, sítios históricos, nas roupas e festas típicas. Quando percorremos os cafés, restaurantes, museus, parques, muralhas, castelos e fortes, entramos no coração desses países e não podemos deixar de amá-los profundamente.
            É interessante notar que os habitantes dos locais que visitamos não têm uma visão ruim do Brasil, não mencionam a corrupção, só sabem que o povo brasileiro é amigável, alegre, e que somos da terra do futebol, das praias e do carnaval. Só alegria!
            Como fazemos todos os anos, escolhemos, com um grupo de amigos, um local para conhecermos. Desta vez, optamos pela antiga Iugoslávia, que agora, desmembrou-se em várias repúblicas distintas. No nosso roteiro: Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Eslovênia. Quinze dias de pura magia e encantamento!
            Eu não imaginava que a Croácia fosse tão maravilhosa, a natureza exuberante e   bem preservada. Nos parques não há quase construções e a água é potável em todas as suas fontes. Ainda há ursos e lobos remanescentes nessas florestas.
            O que mais chama a atenção dos turistas é a cor da água. Um verde esmeralda absurdamente intenso. O mar Adriático se apresenta em vários tons de azul, e as águas são límpidas e transparentes. Só que as praias não são como as nossas, ninguém toma banho de mar, pois o litoral é pedregoso. Para se pisar nessas praias é preciso até um sapato especial, senão elas ferem os pés. Na região de Riga, uma atração única no mundo: um órgão gigante que toca ao sabor do vento e das ondas do mar. Surreal!
            Ao adentrarmos nas basílicas, igrejas e centros históricos, a emoção aflora, é a História ao vivo e em cores que se nos apresenta. Muitas cidades pelas quais passamos são declaradas patrimônio da Humanidade pela UNESCO, tal a beleza de suas construções medievais, resquícios de várias civilizações como os gregos, eslavos, romanos, bizantinos entre outros. Em Split, conhecemos o famoso Palácio de Diocleciano, totalmente preservado, onde vivem mais de três mil famílias. O calçamento é todo de pedras de mármore.
            A capital Zagreb lembra Viena e o símbolo da cidade é um coração vermelho, presente em tudo, nas roupas, biscoitos, enfeites de Natal, souvenirs, artesanatos.             Sarajevo é um local onde a guerra deixou cicatrizes indeléveis. Mesmo após vinte anos do término da guerra, a cidade conservou as marcas. São prédios semidestruídos, furados de balas. A visita ao Túnel da Vida é dramática. Por ele passaram milhões de pessoas e mais de vinte toneladas de alimentos durante o cerco à cidade. Lá o clima é de respeito e reflexão. Fotos de famílias mortas e jovens soldados que sucumbiram. E todos, em silêncio, só desejam que guerras nunca mais aconteçam!
            Eu, uma adoradora de gatos, fiquei encantada com o tratamento que dão a eles em todas as cidades pelas quais passamos. Principalmente em Kotor e Budva, há gatos gordos e mansos por toda parte, nos cafés, restaurantes, parques, lojas e igrejas. E os que têm a orelha picotada, são castrados. Pratinhos com água e ração distribuídos em vários locais. Assim como há pombais para abrigar as milhares de pombas.
            Eu, particularmente, adoro visitar castelos! E nesta viagem conheci muitos deles, inclusive, na Eslovênia, o famoso castelo incrustado nas pedras. E também as Cavernas de Postojna, espetáculo inimaginável que a natureza esculpiu ao longo dos séculos.
            Ano que vem tem mais, se Deus quiser e a saúde o permitir!
Castelo Predjama - Eslovênia
Medjugorge - Sul da Bósnia e Herzegovina
Lago de Bled - Eslovênia

Bled - Eslovênia

Split - Croácia

Split- Palácio de Diocleciano
Castelo - Eslovênia

Hvar - Ilha da Croácia

Dubrovnik

Kotor - Montenegro

Dubrovnik - Croácia
Órgão do Mar-Maravilhoso espetáculo! As ondas e o vento fazem a música!

Com os companheiros de viagem!


Sarajevo - Bósnia Herzegovina

Parque Nacional dos Lagos Plitvice - Croácia

Zagreb - Croácia


Nenhum comentário: