Rosaly Aparecida Curiacos Almeida Leme
O novo desestabiliza e assusta. Como perdemos um pouco da nossa comodidade e segurança diante do novo, às vezes nos prendemos muito ao antigo e depois tentamos desprestigiar o novo para nos sentirmos mais cômodos.
Quando a novidade não for criada por quem vai executá-la, é necessário que, de alguma forma, o executor se sinta fazendo parte do processo de criação, só assim ela será bem aceita.
Se os que vão por em prática o novo, só porque é novo, e isso não for assumido com entusiasmo, está fadado ao insucesso.
Entender e analisar o novo é parte importante de quem vai por em prática.
Nem tudo o que é velho precisa ser descartado. Nem tudo só porque é novo é bom e deve ser abraçado.
Equilíbrio e bom senso fazem parte do processo. O que deveríamos fazer é transformar sempre, tentando otimizar todos os passos de um processo.
Não deu certo:não jogue fora, transforme. Não ponha uma pedra em cima de uma ação inadequada.Quem gosta de carregar pedra?
Não mate e nem jogue fora uma ação mal sucedida.Quem gosta de carregar defunto ou perder?. Transforme todas as ações de vida, otimizando-as.
Quem de bom senso colocaria estrume de animal sobre uma mesa coberta com uma toalha de linho branca?
Mas se esse estrume for colocado na terra de um vaso ele se transformará em flor, assim ele irá como adorno na mesa. Transformar é adequado.
Se a receita da vovó era boa você pode usá-la nos fogões modernos e não precisa reaprender a ascender o fogão de lenha, se a sua mensagem antiga for boa você pode enviá- la via Internet.
Mas também você pode criar novas receitas ou adequar receitas antigas, para isso você deverá conhecer o paladar de quem vai ingeri-las. Mais importante do que a receita é a pessoa para quem você prepara o alimento.
Retomar para avançar, ou ainda melhor, para crescer em espiral.
Esta obra direciona a todas as pessoas envolvidas com a educação, sejam elas professores de escola particular e/ou de escola pública, tanto de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio regular ou profissionalizante) e ensino superior, pais, catequistas, educadores de rua, trabalhadores de escola e responsáveis por cursos de capacitação de profissionais, de trabalhadores de empresas e de comércio e de executivos.
Em educação todos os insucessos devem ser transformados e as ações otimizadas.
Cuidado para não jogar a criança junto com água suja do banho.
Cuidado para não usar de saudosismo incoerente e inadequado.
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