Páginas

sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

ASAS


Ivana Maria França de Negri
Chegará o dia em que todos seremos anjos. 
Cada pessoa terá seu par de asas. Alforriados da carne, todos seremos seres-borboleta, prontos a polinizar as flores da existência das pessoas ainda sem asas, ajudando-as a construírem as suas. 
Seremos uma legião de entes alados pairando sobre a terra, dissipando nuvens negras e afastando auras negativas para longe.
Asas da doçura, da piedade, da compaixão, do amor, da fraternidade, da bondade, da solidariedade, enfim, asas são uma encantadora metáfora para designar o que é a alma. Livre dos grilhões do corpo, o espírito pode voar, planar, flutuar ao sabor dos pensamentos...

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

NOVO ANO



Elda Nympha Cobra Silveira

Às vezes tenho a impressão
De não pertencer à este mundo
Todo fim de Ano é essa confusão
Essa euforia esperando segundo por segundo.
O  fim do ano velho  e novo  principiar.

Deixarei esse novo ano ser diferente?
Sim,  espero mudar atitudes e saber usar
Esperanças, solidez  e soluções inerentes
Sei que com afinco e tenacidade irei buscar.

A felicidade é buscada,
Nunca presenteada!
Vale a pena tê-la,
Se procurar e achá-la!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Tempo de Natal



                                       

                                                           Leda Coletti

Tempo de Natal, tempo de reflexão. Embora seja a festa do nascimento de Jesus, nem sempre o aniversariante é lembrado. Parte da população mundial nem sequer o conhece.
Já o Papai Noel é conhecido mundialmente. O simpático velhinho é sempre priorizado pelas crianças e até pelos adultos. A maioria gosta de receber presentes. Tenho certeza que também o Menino Jesus ficava feliz quando ganhava algum brinquedo de seus pais.
Para os cristãos esta data tem um significado muito importante, pois acreditamos que Jesus-Menino se alegra por comemorarmos o seu natalício, procurando tornar outras pessoas felizes, presenteando-as, partilhando  da refeição com a família e amigos, disponibilizando nossos dons, talentos e  sobretudo virtudes para o Bem-Comum. Estas  últimas, manifestadas pelo respeito, solidariedade, tolerância, gratidão, bom trato a todos, incluindo os seres animais  e os da natureza.
Seria muito bom se nos motivássemos a viver o Natal “ de verdade” em nossas vidas. Viveríamos desde já o céu na Terra  e todos os dias teriam sabor de Natal.
A Jesus, o  Deus  Criança
para nós sempre um fanal,
pedimos paz e bonança
dias de eterno Natal.

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Confraternização entre os grupos Literários de Piracicaba ( CLIP, GOLP e ACADEMIA DE LETRAS)

Na sede do IBA ( Instituto Beatriz Algodoal) realizou-se a confraternização entre os grupos literários de Piracicaba





 Carmen Pilotto e Irineu Volpato
 Madalena Tricanico e Cassio de Negri
 Madalena Tricanico e Ivana de Negri
 Ivana de Negri e Silvia Oliveira
 Silvia Oliveira e Leda Coletti
 Leda Coletti e Lourdinha Sodero
 Lourdinha Sodero e Carla Ceres
 Carla Ceres e Carmelina Toledo Piza
 Carmelina e seu presente
 Carmelina e Lidia Sendin
 Lídia Sendin e Cassio de Negri
 Bete Bortolin e Vitor Vencovsky
 Bete Bortolin e Luciano Verdade
Maria Helena Brunelli e João Athayde 
 Marly Perecin e Maria Helena
 Marly Perecin e Vitor Vencovsky



domingo, 1 de dezembro de 2019

Espelho Mágico






Ivana Maria França de Negri

            Remexendo em velhos baús de minha mãe, reencontrei um espelho de mão que era dela, desses com cabo, que eram imprescindíveis nos toucadores de antigamente. E eram lindos, decorados, servindo também de adorno nas penteadeiras das mulheres.
            Esse, da minha mãe, provavelmente era francês, com vidro bisotado.       
            Ao tocá-lo, imediatamente algo mágico aconteceu... Reportei-me ao passado e vi minha mãe, uma linda jovem de cabelos negros e olhos verdes refletindo-se nele. Quantas vezes o fez para em seguida encontrar-se com meu pai quando eram ainda namorados? Passava um pouco de carmim nos lábios e um nadinha de rouge nas faces. E era só, não se usava maquiagem pesada como hoje.
            Esse espelho guarda muitas marcas do tempo, em alguns pontos já está fosco, mas mantém sua beleza original. É bem pesado, de metal maciço. O cabo, prateado, é todo trabalhado, assim como a moldura em forma de losango. No verso dele, uma gravura delicada de um casal em pose de dança.
            Quantas vezes ele deve ter refletido as faces de minha mãe... Me lembro de quando criança, gostava de pegá-lo na gaveta da penteadeira para fazer uma brincadeira muito divertida. Colocava o espelho sob o queixo, virado para cima. E ia caminhando. Parecia estar levitando, pois tudo ficava de cabeça para baixo. Eu desviava dos lustres e pulava  batentes das portas, tudo na imaginação fértil de uma criança de uns cinco anos.
            Espelhos existem há muito tempo, objetos de desejo das mulheres, são citados até em versículos bíblicos. Foram encontrados em escavações em vários locais do mundo. Eram fabricados artesanalmente, e antes do vidro, eram de metal polido. As técnicas de produção foram se aperfeiçoando e espelhos começaram a fazer parte até da segurança de condomínios, da decoração, retrovisores de carros. Hoje em dia, ajudam as garotas a fazerem selfies. Uma moda de gosto duvidoso, já que pessoas de certa idade fazendo “bico” em frente ao espelho, não tem graça nenhuma.
            Espelhos apareciam nos filmes de cinema. Toda mocinha mirava-se num deles em alguma cena do filme. Sem contar nos clássicos infantis, onde espelhos protagonizavam as histórias, como o espelho da madrasta da Branca de Neve que tudo via e tudo sabia. Alice, a do País das Maravilhas, aparece em uma segunda versão, Alice no país dos Espelhos. Ela adentra na densa névoa de um deles e vive muitas aventuras onde aparece tudo ao contrario, tudo invertido.
            Tem gente que acredita que espelhos têm magia e alguns deles se abrem para outros portais... Espelhos encantados que transportam a alma das pessoas para outros mundos! Mas isso fica para uma outra crônica, quem sabe...
            Espelho mágico, espelho meu, existe alguém mais sonhadora do que eu?...