Pedro Israel
Novaes de Almeida
É simplista a noção de que a escola
deve ensinar, cabendo à família educar.
Para bem ensinar, a escola precisa garantir
um ambiente civilizado, a alunos, professores e funcionários. O convívio entre
centenas de pessoas, com diferentes experiências, carências, valores e
tradições, nem sempre é pacífico e respeitador.
A educação que compete à escola diz
respeito a regras de convívio, que devem ser impostas a todos, indistintamente.
São regras simples, que vão do cumprimento de horários ao comportamento em
sociedade.
Ao estabelecer regras, para serem
cumpridas, a escola exerce seu papel educador, seja inibindo tendências
animalescas e antissociais ou premiando posturas respeitosas. A educação
escolar não deve ultrapassar a fronteira das regras de convívio, abstendo-se
por completo de proselitismos religiosos e políticos.
A escola que recebe um aluno educado
e respeitador é a mesma que recebe alunos provenientes de núcleos familiares e
ambientes conturbados e violentos, cabendo-lhe o milagre de conseguir
comportamentos semelhantes, frequentando a mesma sala e pátio.
É comum um aluno ser considerado um
problema, e a família ser chamada, para auxílio na adaptação ao ambiente
social. Em determinadas ocasiões, a
escolas percebem que o problema é a família, cujo melhor membro é o
aluno-problema.
A escola deve ser um ponto de
encontro entre as políticas sociais e as famílias, pois é nela que desaguam as
carências e tragédias humanas. É essencial o contínuo e harmonioso
relacionamento da escola com os diversos órgãos e instituições públicas.
É a escola, com suas regras, que
obriga o respeito à diversidade humana, combatendo e punindo manifestações de
preconceitos os mais diversos. A escola deve ensinar conteúdos curriculares,
mas, pela imposição racional de regras, deve ensinar posturas cidadãs.
A autoridade escolar deve ser
exercida com sapiência, punindo de maneira exemplar agressões físicas e
desrespeitos. A falta de punição aos desajustados acaba punindo os que
apresentam bom comportamento.
Muitos problemas da sociedade podem
ser minorados pela manutenção de um civilizado ambiente escolar.
Marginalidades, violência, drogas e desrespeitos podem e devem ser detectados e
acautelados a tempo.
A sociedade, a começar pelos pais e
autoridades as mais diversas, pouco contribui para o pleno desempenho das
escolas, considerando-as um problema exclusivo de professores e funcionários.
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