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quarta-feira, 27 de novembro de 2019

SONHOS ASTRAIS

           
Elda Nympha Cobra Silveira

Impregnando meu sonho com ilusões
Você vem junto a mim, sorrindo...
Nossas vidas sempre ligadas no amor! E...
Emoções vibram entre nós.
Fictícias, sem consistência, mas...
Tão reais!
Nesse enlevo dominante e envolvente,
Flutuando em nostalgia, acordo!
Ilusão! Mas...
Espero-o novamente, amanhã...
Encontro marcado!

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Sobre Flores e Homenagens


Daniela Daragoni Alves

Sou apaixonada por flores
De vê-las num jardim, de receber uma de presente em minhas mãos
Mas não gosto de vê-las em uma coroa
Em cima de um caixão...

Gosto de flores
De sentir o seu perfume, o melhor do mundo
Por isso, me presenteie com elas em vida
Não as deixe em cima do meu túmulo...

As melhores homenagens
São aquelas que estamos presentes pra escutar
Portanto, se quiser dizer “te amo” a alguém, diga agora
Não espere a alma da pessoa para sempre descansar...

Dê valor às pessoas que você ama, aos seus amigos
Não fique distante a vida toda só para aparecer no velório deles um dia
Afinal a vida foi feita para isso, ter amigos, estar ao lado de quem amamos,

Para falar de paz, amor e alegria!

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Educar, ensinando

                 

                                                    Pedro Israel Novaes de Almeida      

            É simplista a noção de que a escola deve ensinar, cabendo à família educar.
            Para bem ensinar, a escola precisa garantir um ambiente civilizado, a alunos, professores e funcionários. O convívio entre centenas de pessoas, com diferentes experiências, carências, valores e tradições, nem sempre é pacífico e respeitador.
            A educação que compete à escola diz respeito a regras de convívio, que devem ser impostas a todos, indistintamente. São regras simples, que vão do cumprimento de horários ao comportamento em sociedade.
            Ao estabelecer regras, para serem cumpridas, a escola exerce seu papel educador, seja inibindo tendências animalescas e antissociais ou premiando posturas respeitosas. A educação escolar não deve ultrapassar a fronteira das regras de convívio, abstendo-se por completo de proselitismos religiosos e políticos.
            A escola que recebe um aluno educado e respeitador é a mesma que recebe alunos provenientes de núcleos familiares e ambientes conturbados e violentos, cabendo-lhe o milagre de conseguir comportamentos semelhantes, frequentando a mesma sala e pátio.
            É comum um aluno ser considerado um problema, e a família ser chamada, para auxílio na adaptação ao ambiente social.  Em determinadas ocasiões, a escolas percebem que o problema é a família, cujo melhor membro é o aluno-problema.
            A escola deve ser um ponto de encontro entre as políticas sociais e as famílias, pois é nela que desaguam as carências e tragédias humanas. É essencial o contínuo e harmonioso relacionamento da escola com os diversos órgãos e instituições públicas.
            É a escola, com suas regras, que obriga o respeito à diversidade humana, combatendo e punindo manifestações de preconceitos os mais diversos. A escola deve ensinar conteúdos curriculares, mas, pela imposição racional de regras, deve ensinar posturas cidadãs.
            A autoridade escolar deve ser exercida com sapiência, punindo de maneira exemplar agressões físicas e desrespeitos. A falta de punição aos desajustados acaba punindo os que apresentam bom comportamento.
            Muitos problemas da sociedade podem ser minorados pela manutenção de um civilizado ambiente escolar. Marginalidades, violência, drogas e desrespeitos podem e devem ser detectados e acautelados a tempo.
            A sociedade, a começar pelos pais e autoridades as mais diversas, pouco contribui para o pleno desempenho das escolas, considerando-as um problema exclusivo de professores e funcionários.