Leda Coletti
Felizmente no decorrer de nossa
existência vivemos momentos bons que nos incentivam a continuar sonhando com um futuro feliz para o
Brasil.
Nós integrantes de entidades
literárias -Centro Literário de Piracicaba-( Clip) e Grupo Oficina Literária de Piracicaba- (Golp),
temos tido oportunidades de constatar algumas vivências produtivas e felizes do
cotidiano de escolas estaduais
piracicabanas de ensino fundamental, que atualmente funcionam em período
integral, através dos projetos escolares que desenvolvem semestralmente. Neste ano, em três delas, pelo que
testemunhamos no desempenho dos alunos, concluímos o quanto é importante, maior
tempo de dedicação aos alunos, por parte de profissionais competentes. Uma
delas se localiza na área central- EE Dr. Prudente, e as outras duas em bairros
periféricos: EE Dom Aniger F. Melillo e EE Prof. Manassés E. Pereira.
Ao lado das atividades desenvolvidas
nos saraus literários, onde as manifestações artísticas dos alunos se
evidenciaram (poesia, contação de histórias, músicas, danças), aprendemos
muito com eles (não é maravilhoso?), através
da exposição de outros projetos desenvolvidos e para nós demonstrados, nas diferentes áreas de conhecimento. Assim os
relacionados com plantas medicinais, diferenças ambientais e climáticas,
tecnologias atuais como robótica etc.
Numa dessas instituições
educacionais visitamos a horta
comunitária onde plantam verduras,
legumes, grãos, motivo de integração com
a comunidade, pois há o dia especial da colheita e tudo que foi produzido é
distribuído para pais e alunos.
Também possuem o jornal escolar e
mural compostos por trabalhos escritos pela equipe administrativa , docente e
discente, os quais enfatizam as atividades escolares realizadas no ano letivo.
Ambos, ricos em conteúdo e ilustrações. Uma
nota num deles chamou a atenção: “Acolhedores 2016,17 e 18”, ou seja, os
próprios alunos escrevendo sobre esta experiência realizada nestes anos citados,
em que recepcionaram os alunos que chegaram para cursar o quinto ano. Manifestaram-se
orgulhosos por acompanharem os calouros na nova etapa escolar.
Em
anos anteriores, nossa equipe literária realizando algumas oficinas literárias constatou outras experiências valiosas, em
escolas que funcionam em tempo parcial; estas só acontecem graças ao desvelo e
esforço contínuo da equipe escolar. Somos de uma geração que prioriza o
trabalho escolar desenvolvido pela boa escola, isto porque sabemos que, graças
a ela teremos um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes. O Brasil tem
condições de ser o maior celeiro do mundo, não só pelo que a natureza pródiga
pode produzir, mas por seu povo, se este receber educação aprimorada nas
escolas. Elas, ao lado das famílias bem constituídas podem desenvolver e
promover o ser humano, tornando-o realizado como pessoa e profissional. Isso pode
se concretizar se nossos líderes políticos e sociais assumirem a responsabilidade
de procurarem servir à comunidade, com
muito zelo e sobretudo honestidade.
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