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sábado, 7 de abril de 2012

LEITURA, UMA GRANDE ALIADA


Matheus de França Cabrini e Leonardo Maluf    - alunos do 2º ano EM – aulas de Redação da Profª Christina Ap. Negro Silva – Colégio Salesiano “Dom Bosco Assunção” – Piracicaba

A relação entre leitura e escrita é uma questão pertinente há tempos. Muitas pessoas escrevem brilhantemente e negam ler com frequência, enquanto outros lêem diariamente, porém são menos habilidosas ao construir textos. Afinal, ler mais realmente influencia na escrita ou não? Mediante esse raciocínio, sobre algo não restam dúvidas: a leitura pode auxiliar muito.
Quando lemos, é como se estivesse abrindo diante de nós uma outra dimensão, um mundo repleto de ideias das quais muitas podem significar algo novo. Esse elemento “novo” é fundamental, pois representa o contato entre nossa mente com o antes impensado ou desconhecido. Isso pode vir na forma de palavras novas, tornando nosso vocabulário mais rico; pode ser também em cultura nova: por meio do conhecimento geral adquirido; bem como da estruturação textual utilizada pelo autor, pela qual podemos observar os diferentes modos de construção de texto; dentre outros desafios que a leitura nos apresenta.
O conflito das nossas ideias originais e das informações pós-leitura nos leva a sintetizá-las em um conteúdo crítico próprio, que passamos à frente e aplicamos, por exemplo, na escrita. Um bom texto é aquele, cujo autor possui um amplo horizonte de perspectivas, dados e argumentos, sendo estas características fruto da síntese que a leitura proporciona.
Além disso, a leitura também confere habilidades de concentração, interpretação e reflexão, visto que são elementos necessários para o bom entendimento de um texto. Nos tempos atuais, a competitividade exige essas três habilidades totalmente. Em um vestibular, por exemplo, o candidato focado tem enorme vantagem, bem como aquele que consegue interagir com um texto (de coletânea ou não) analisado criticamente, integrando-o à sua redação.
Em suma, é possível ver que a leitura é uma grande aliada na construção de textos e na vida, trazendo-nos novas perspectivas e melhorando nossa comunicação com o mundo. Por isso, nota-se a urgência de estimular a leitura como parte integral na educação do povo, desde a infância. Para muitos, o verbo ler não aceita imperativo, portanto é necessária uma forte campanha contínua nas escolas para que os educandos despertem para a leitura, para que ela desenvolva o gosto ,a curiosidade e o desejo por boas histórias.. Só assim, é possível ter bons escritores no futuro.

Um comentário:

  1. Saudações!

    A leitura não favorece apenas o enriquecimento de vocabulário, mas também a possibilidade de ideias, de transformar e ate melhorar o que já foi escrito (...tudo se transforma) expandir horizontes, ter assunto, enfim!

    Sem, contar, finalmente, que um livro, p. ex., é um excelente companheiro que nos serve ao mesmo tempo de enriquecimento, entretenimento como também nos favorece uma pausa na vida - aliás, acho que tem muita gente que não lê justamente porque não consegue ficar concentrada... rs

    Excelente texto! Parabéns aos autores.

    Boa Páscoa1

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