Páginas

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Retrospectiva da Literatura 2024



Retrospectiva da Literatura 2024

 

JANEIRO

.No dia 18 a escritora e contadora de histórias Carmelina de Toledo Piza realizou uma oficina de Mandalas a partir do seu livro “ Constelações de Deusas e Mandalas”.

E no dia 19, o contador de histórias Evair Souza participou da feira de Troca de Livros no espaço Harmonia e contou muitas histórias para os presentes

Os escritores Adolpho Queiroz e Elisabete Bortolin comemoraram 1 ano do programa Cultural “Café co Dorfo e ca Bete” na rádio Portal Nova 15

No dia 27 de janeiro, no evento “We Remember” os acadêmicos Cassio Camilo Almeida de Negri e Ivana Maria França de Negri leram respectivamente um texto e uma poesia com tema sobre o Holocausto, evento realizado pelo jornalista Maurício Ribeiro.


FEVEREIRO

Dia 23, Osmir Bertazzoni autografou seu livro “Alpharrábios, memórias dos nossos Tempos” na Sociedade Italiana.

O produtor Cultural Elsom de Belém anuncia os finalistas do Prêmio Pirarazzi de Cultura,  melhores de 2023.

Na área de literatura os acadêmicos:

Melhor livro: “Almanaque Piracicaba Século XXl” de Barjas Negri

Melhor escritor: Ivana Maria França de Negri

Melhor contador de histórias: Carmelina de Toledo Pisa

O escritor Renan Costa de Negri lançou o livro “Existências rebeldes 2” no dia 9, continuação da obra “Existências Rebeldes” lançada em 2022.

Dia 24, a escritora Miltes Machuca autografou seu livro “Lica, a Menina que Ama o Céu”, na Biblioteca Municipal

MARÇO

A escritora Margareth Tassinari lançou seu livro “Por um vaso de hortênsias” no dia 8 de março na Biblioteca Municipal.

As escritoras Carmen Pilotto e Ivana de Negri tiveram suas obras selecionadas na mostra “Batom, Lápis e o que Elas quiserem” que ficaram expostas no Engenho Central

O dia Nacional da Poesia foi comemorado com distribuição de poesias na Estação da Paulista e com um Sarau na Escola dr. Prudente, com alunos, professores e poetisas dos grupos literários, que apresentaram um Jogral.

O jornalista e escritor Cecílio Elias Neto foi agraciado com a “Premiação Cultura Viva Sergio Mamberti” da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Governo Federal.

A escritora e contadora de histórias Carmelina Toledo Pisa  conta histórias para crianças num Projeto desenvolvido com a Casa do Amor Fraterno.

O contador de Histórias Evair Souza, desenvolveu projeto de contação das Lendas de Piracicaba em parceria com o SESC.

No dia 22, aconteceu o Sarau de Todas as Marias, com Carmelina contando uma História, intercalada com dança, música e um jogral com as poetisas Leda Coletti, Aracy Ferrari, Lourdinha Sodero, Elisabete Bortolin, Ivana de Negri, Carmen Pilotto, Madalena Tricanico.

Eloy Porto expôs 20 poesias e letras de músicas no hall de exposições do  Instituto Formar. A abertura foi no dia 22 e o nome da mostra: Poemas e Canções”

No dia 23 de março, Elizabeth Marques autografou o livro “A Fraldinha da Gigi” na Biblioteca Municipal

Dia 23 aconteceu a Festa da Amazônia em Piracicaba com danças típicas, música, contação de Lendas, palestras, poesia e gastronomia. Idealizada por Elson de Belem, realização Pirarazzi Eventos.

Eliete de Fátima Guarnieri lançou seu segundo livro de contos “Quando a Alma Viaja” no dia 26 de março na Società Italiana Di Mutuo Soccorso.

Dia 4 Pedro Marques e João Guilherme Schimidt lançaram sua obra “Endowments no Brasil: Manual Prático de Instalação”.

A Biblioteca de Piracicaba  com o Projeto Cineteca, exibe filmes diversos.

Na Casa do Médico acontece a cada dois meses, apresentação de filme seguida  roda de conversas a cargo do escritor Marcelo Silva

ABRIL

A Oficina Literária do mês de abril ficou sob a responsabilidade da escritora e contadora de Histórias Carmelina Toledo Piza.

O IHGP promoveu uma palestra “Paulistas que Somos” proferida pela escritora e Historiadora Marli Germano Perecin na sede do Instituto.

Dia 15, o médico e escritor Cassio Camilo Almeida de Negri lançou o livro “Apenas Palavras”, com ilustrações do filho Cassio Fernando França de Negri, na sede da Loja Maçônica Piracicaba. São textos reflexivos, crônicas e contos, que eram lidos toda semana no Programa de Rádio Pira 21.

O poeta Esio Antonio Pezzato esteve em Araras, convidado para declamar seu poema “Evangelho Segundo Judas Ish-Kiriot”

O acadêmico Cássio Camilo Almeida de Negri foi entrevistado pelo também acadêmico João Nassif para a página de entrevistas na TRIBUNA “Histórias e Memórias”, e também foi entrevistado no Programa Café co Dorfho, que tem a acadêmica Elisabete Bortolin no comando com Adolpho Queiroz. Também foi entrevistado na Educativa FM e pelo jornalista César Costa.

Com apoio da Academia Piracicabana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba,  Rotary, Rotaract,  AFROP, Igreja Universal e projeto Furtacor, foi criado um espaço de leitura com biblioteca,  computador, videogame, televisão e outros equipamentos para jovens em processo de ressocialização do CAIP. Diretores da Fundação Casa entregaram Diploma para o presidente da Academia Piracicabana de Letras Vitor Pires Vencovsky e para a vice presidente da APL Carmen Pilotto.


Evento de encerramento e premiação do concurso Literário da Flipira aconteceu dia 23, no anfiteatro da ACIPI – Associação Comercial de Piracicaba

O contador de Histórias Evair Sousa participou de um projeto no SESC de contação das Lendas Piracicabanas, usando os livrinhos das Lendas de Piracicaba para crianças de autoria de Ivana de Negri

Realizada a 9ª Semana de Leitura no SENAC em formado online e presencial com bate-papo, troca de livros, palestras e saraus.

MAIO

Maria Teresa Miller lançou no Ma Belle Café, bairro Monte Alegre, dia 11,  o livro “ O que os outros querem”.

A ESALQ promoveu o sarau “Outono Poético” no dia 22 de maio

O Projeto Feijão Letrado chega a Piracicaba distribuindo livros como incentivo à leitura.

No dia 24 de maio, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Ivani Fava Neves, idealizadora do projeto MUCAPP, foi a convidada para palestrar.

A Oficina Literária do mês de maio foi transferida para a fazenda da escritora Leda Coletti com a presença de vários escritores participantes das oficinas.

JUNHO

Denise Camargo Barbone lançou em 7 de junho, na Pizzaria Bella Capri, o livro “Diz que me ama”

Escritora e editora Heloisa Hernandez do Nascimento lançou uma coleção dedicada às pessoas que cuidam de bichos de estimação. São quatro obras da “Coleção Petz”.

A escritora Marcela Montrazi, autora do livro infantil " As Aventuras de Capivalda", foi a coordenadora da Oficina Literária do mês de junho, na Biblioteca Municipal, com tema Meio Ambiente.

Através do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, foi lançado dia 5 de junho, no SENAC,  o livro de autoria de Fabio San Juan e Romualdo da Cruz Filho , “Modernidade Caipira” e o Modernismo de 22 em Piracicaba.

Nancy Thame lançou no dia 14, na Câmara dos deputados, o livro sobre a trajetória do seu marido falecido, Antonio Carlos de Mendes Thame, que foi prefeito de Piracicaba, deputado e secretário de Recursos Hídricos.

No dia 22, Santa Vergari lançou na ACIPI o livro “Meu Método Inédito de Alfabetizar Crianças”, onde relata sua experiência desde quando começou a trabalhar com alfabetização.

No dia 22 também, acadêmico da APL Antonio Filogênio de Paula Júnior em parceria com Aboua Kumassi Blaise, doutor em Literatura pela USP, lançou o livro “Jornadas com Amadou Hampâté Bá:Diálogos entre África-Brasil” na Biblioteca Municipal.

O escritor Vieira Junior lançou o livro “Com narcisista não se negocia, narcisista se abandona" 

O escritor Ademir Barbosa Junior lançou dois livros : novela policial “Walter Wanted ou O Evangelho Queer de São José e a coletânea de contos “Filé à Cubana”.

No dia 30, a Academia Piracicabana de Letras realizou a Assembleia Geral para eleição de novos membros seguida da tradicional Festa Junina. Foram eleitos para as duas vagas do quadro de acadêmicos os escritores Marcelo Pereira da Silva e Eliete de Fátima Guarnieri.

A viúva do parlamentar Antonio Carlos de Mendes Thame lançou o livro “Perfil Parlamentar de Mendes Thame”, apoiado pela Câmara dos Deputados, em homenagem ao marido. Foi na Pinacoteca Municipal. O livro foi lançado primeiramente em Brasília.

A acadêmica Carmelina Toledo Piza passou uma tarde contando histórias na Pinacoteca Municipal.

JULHO

A contadora de histórias Carmelina Toledo Pisa e mais 17 artistas organizaram na Biblioteca Municipal a exposição “Onde estão as Mulheres Artistas?”, de 29 a 03 de agosto

O acadêmico Waldemar Romano foi entrevistado pelo também acadêmico João Nassif na coluna Histórias e Memórias da Tribuna Piracicabana

O acadêmico e presidente do IHGP Edson Rontani Junior, proferiu palestra sobre os 92 anos da  Revolução Constitucionalista de 32, nas dependências do Museu Prudente de Moraes.

O presidente da APL Vitor Pires Vencovsky falou sobre os escritores piracicabanos que atuaram na Revolução de 32 em ato na Praça José Bonifácio no dia 9 de julho.

Os grupos Literários CLIP/GOLP/APL promoveram mais uma oficina mensal, na Biblioteca, sob o comando da escritora Nina Oliva.

As escritoras Raquel Delvaje e Elisabete Bortolin estiveram na Feira do Livro em São Paulo e trouxeram muitas ideias para a FLIPIRA

No dia 27 de junho o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba  organizou a palestra “Engenho Central: da Sesmaria ao Parque” tendo como palestrante o arquiteto e urbanista Marcelo Cachioni.

No dia 3 de julho, na casa do Povoador, aconteceu o lançamento do livro “Elias dos Bonecos, o Protetor do Rio Sagrado” de autoria de Nordahl Christian Neptune e  ilustração da capa Fabio Rontani.

AGOSTO

A escritora Ivana Maria França de Negri lançou o sexto livro da Coleção Lendas e Personagens Folclóricos de Piracicaba, “Elias dos Bonecos”, com ilustrações de Ana Laura e Ana Liz, durante a FLICO, Feira Literária do Colégio Objetivo.


Sarau das Marias, realizado pela Prefeitura e SEMAC na Pinacoteca Municipal, no último dia 16, teve a participação, entre outras atrações, das poetisas:

Elisabete Bortolin, Ana Maria Muller, Ivana Negri, Lourdinha Sodero, Christina Negro e Leda Coletti. E a coordenação da contadora de Histórias Carmelina Toledo Pisa

Marcelo Pereira da Silva fez a apresentação “Cenas e Letras” na Biblioteca Municipal, onde fez análise de cenas e leituras abordando o tema “suspense”

O enxadrista Roberto Telles lança o livro “Xeque-Mate” com ilustração de Paulo Caruso pela editora Três Gatos.

Ivana Negri, Marcelo Silva e Vitor Vencovsky foram jurados do Concurso Cultural da FOP – Faculdade de Odontologia de Piracicaba

Dia 28 a Academia Piracicabana de Letras empossou os dois novos membros: Eliete de Fatima Guarnieri e Marcelo Pereira da Silva. E a palestrante da noite foi a acadêmica Bianca Rosenthal.

A acadêmica e escritora Ivana Maria França de Negri, a convite do Instituto de Educação Baroneza de Rezende, falou das Lendas de Piracicaba e do Projeto Livro com Pezinhos com as crianças dos 2os anos.

E também, Ivana Negri foi entrevistada no Programa Piramazônia para falar do seu novo livro e sobre as Lendas Piracicabanas

Dia 31, a acadêmica e contadora de histórias Carmelina T. Piza contou histórias no Museu Prudente de Moraes e na Pinacoteca.

O contador de histórias Evair Sousa foi entrevistado no Programa Piramazônia na rádio Educativa de Piracicaba

SETEMBRO

No dia 1º, aconteceu mais uma edição do evento Piramazônia, organizado pelo promotor cultural Elson de Belém.

Valdiza Capranico lançou o livro Tutti Buona Gente no Salão de Festas do Lar Escola Coração de Maria no dia 6.

Lançamento dos livros de poesia de Eliete e Isabela Guarnieri na sede da Societá Italiana dia 17

Padre Edvaldo lançou o livro “Diário da Palavra” dia na Biblioteca Municipal no dia 19.

A escritora Ivana Maria França de Negri esteve a convite das professoras e diretora, na Escola Mundo Mágico para falar das lendas de Piracicaba com as crianças. Elas ganharam livrinhos e marcadores de livros.

Antonio do Nascimento lançou o livro “Rito Brasileiro” pela editora Maçônica de Londrima

O poeta e escritor Felisbino de Almeida Leme comemorou seus 80 anos com um jantar no Monte Sul, bolo, parabéns e distribuiu seu novo livro aos amigos presentes.


Poetas e escritores do CLIP e GOLP organizaram o livro de trovas e quadras VERSEJANDO, e o lançamento foi na Biblioteca Municipal,  e a renda do livro foi integralmente destinada para a FLIPIRA, Festa Literária de Piracicaba.

OUTUBRO

Em 5 de outubro Vitor Pires Vencovsky lançou virtualmente o livro fotográfico no formato e-book e o filme, registros de Otto Vencovsky, que completaria 125 anos em outubro, sobre as formações geológicas de Vila Velha,Paraná.

No bairro Cecap foi reinaugurada a biblioteca comunitária Trilhas da Palavra.

A prefeitura sancionou a lei que institui Plano Municipal do Livro e Leitura para garantir o acesso democrático ao livro e incentivar a leitura nos bairros.

Vitor Pires Vencovsky em parceria com Valdiza Capranico lançou no Lar Escola Coração de Maria, o livro infantil “O trem está voltando” com ilustrações de Erasmo Spadoto.

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, os grupos literário CLIP - Centro Literário de Piracicaba,   GOLP - Grupo Oficina Literária de Piracicaba e APL - Academia Piracicabana de Letras, em conjunto com a SEMAC e Biblioteca de Piracicaba, realizaram a 5ª edição da FLIPIRA – Festa Literária de Piracicaba, que teve a presença do consagrado escritor Ignacio de Loyola Brandão. Mais de 6 mil pessoas circularam pela Festa que teve palestras, oficinas, apresentação de danças, musicais, com praça de alimentação, livrarias, editoras, expositores e mais de 60 escritores presentes

Na abertura do evento na Biblioteca Municipal,  Arrmando Alexandre dos Santos proferiu palestra sobre vida e obra da homenageada da FLIPIRA, a escritora Cecília Meirelles.

E a escritora Ivana de Negri inaugurou a exposição “Janelas do Mundo” com fotos sob a perspectiva de janelas de vários países com poemas.


NOVEMBRO

No dia 7 de novembro, Romualdo da Cruz Filho esteve com Pedro Ometto Maurano na Societá Italiana de Mutuo Soccorso,  para o lançamento do livro “Arthur Maurano”.


Radialista Vitor Prates lançou seu livro “Destemido e Valente”, sobre os 110 anos do XV de Piracicaba,  no dia, 18, na ACIPI.

Dia 20, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Epaminondas Ferraz autografou o livro “A Ciência e o Místico”.

Marcos Bulzara foi o autor da obra “A história do homem que revolucionou o cooperativismo no interior de São Paulo”. Livro de memórias de José Coral, lançado na Canagro dia 19.

No dia 23, a escritora e poetisa Silvia Oliveira lançou o livro “Vamos flor/e/ser?” na Biblioteca Municipal.


DEZEMBRO 

O Concurso Cultural organizado pela Oji Papéis premiou com tablets e notebooks estudantes que participaram da 11ª edição do evento.

Os autores Francisco Correa Bueno, Patricia Milano e Valter Almeida lançaram pela editora FEALQ a obra infantil “Jataí e Miçu”, as aventuras das abelhas amigas.

A escritora Carmen Pilotto foi curadora da revista histórica Esalqsempre”, que já tem 5 volumes editados.

Luciano Verdade lançou o livro “Arquipélago” na Livraria Candeeiro em Campinas, no Cambuí.

Amélia Seghese Fogaça, que além de escritora, detentora da arte culinária, é também mucisista. Lançou no Café Senhor Baunilha em Piracicaba, o livro “Receitas Adocicadas”

Dia 14 de Dezembro aconteceu a confraternização de final de ano dos grupos literários de Piracicaba CLIP, GOLP e APL, na Biblioteca Municipal, junto com o lançamento da Revista no 21 da Academia Piracicabana de Letras.

 

Ano que vem tem mais!!!

Minimalismo

Ivana Maria França de Negri 

Termo em voga atualmente, vejo muita gente se autointitulando minimalista, no sentido de viver com pouca coisa, não guardar nada, consumir o necessário e ter uma casa “clean”, livre de adereços, enfeites, quadros, porta-retratos etc.

Fico com um pé atrás quando tocam nesse assunto.

Considero-me uma pessoa amiga do planeta, ecológica, vegetariana, evito sacolas plásticas, reciclo tudo o que posso, compro o necessário, separo o lixo, não uso couro, peles, nada de origem animal. Mas minha casa é cheia de “coisinhas” como costumam dizer.

Adoro vasinhos de flores, porta-retratos com fotos da família, filhos, netas, animais de estimação, gosto de encher as paredes de quadros, e não ligo para seguir normas de decoração como ditam os arquitetos e decoradores.

Minha casa é a minha cara. Tem uma profusão de cores. Não gosto de nada cinzento. Tudo tem que ser colorido.

Tenho uma cristaleira com muitas de lembranças de viagens. Cada peça conta uma história, e, tocando nelas, recordo as emoções vividas.

Tenho a árvore dos sonhos, onde penduro chaveiros, e pecinhas pequenas adquiridas nas muitas viagens que já fiz.

Coleciono aventais, presépios, abridores de garrafas, esculturas de gatos, e minha geladeira está lotada de ímãs do mundo todo!

Tenho gavetas cheias de pedacinhos de saudade...Desenhos que meus filhos fizeram quando crianças, seus primeiros cadernos escolares, lembrancinhas de batizado, primeira comunhão, de quinze anos, de casamento. E gora se acumulam desenhos, cadernos e tudo o mais das netinhas, e dezenas de álbuns de fotografias!

Não consigo ficar com fotos apenas no celular, na tal “nuvem”, gosto de vê-las impressas em papel e cada viagem que fazemos, eu escolho as melhores fotos e faço um álbum bem bonito, decorado e com legendas.

Fora as fotos de família que acabaram ficando comigo, de avós, pais, primos, tios e até bisavós. São a história viva que tenho guardada.

Por isso não sou e nem quero ser minimalista. Um dia, quando eu me for, podem jogar fora, mas enquanto estou aqui, são importantes para mim.

Meu marido até comentou: se todos fossem minimalistas, não haveria História, nem antiquários, nem museus, pois o que conta a história são peças, fotos, textos, livros que alguém guardou e preservou.

A Internet é algo recente na história da humanidade. Uma pane mundial, uma tempestade solar, um apagão gigante, e perde-se tudo o que está acumulado na tal nuvem, causando grandes impactos em bancos digitais (some o dinheiro de todo mundo!), empresas aéreas, hospitais, seria o caos, uma reação em cascata de sistemas de “nuvem”.

Estamos cada vez mais dependentes de computadores e chega nova escravidão, a qual iremos nos curvar, a Inteligência Artificial.

Concordo que devemos nos desapegar de coisas inúteis, que não trazem memórias e só ocupam espaço e poeira. E doar roupas, sapatos, louças, tudo o que não usamos mais e pode servir para alguém. Mas nos desfazermos de coisas que nos fazem bem, jamais!

E também, destralhar é um ato que não deve ser feito só com objetos e sim com pessoas e pensamentos que não nos fazem bem...

Que me desculpem os defensores do minimalismo, mas essa é a minha opinião.

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Amor...Sol da Vida...

 

                 Leda Coletti

 

Amor universal, traz paz, leveza.

Amor a dois, realização plena!

Ambos, se assemelham às plumas

que voam, dançam,

no azul do céu infinito,

embaladas pela brisa amena

e a bola dourada, o sol da vida,

que lhe dão força, calor às asas,

para sempre recomeçar.

Então, a vida fica mais bonita!