As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

quarta-feira, 21 de março de 2018

REDE CONTURBADA





Pedro Israel Novaes de Almeida

            A internet revolucionou o mundo. Minorou os isolamentos, culturais e sociais, modificou hábitos e atuou como verdadeira bomba, nas economias. A tecnologia, que frequentava mesas com pesados computadores, hoje é manipulada em todos os lugares, do trânsito aos pontos de ônibus.
            A internet sepultou quase por completo as famosas e melancólicas cartas manuscritas, anunciadas com garbo pelos funcionários dos correios, e tornou raros os interurbanos, com ou sem a interferência de telefonistas. Pesquisas eram realizadas em bibliotecas, e transcritos manualmente os textos escolhidos. 
            Viajantes, milhões, percorriam todo o país, lotando hotéis e carregando mostruários, em busca de pedidos de varejistas. Era pródiga a indústria de livros didáticos, e feroz a concorrência por indicações, nos estabelecimentos de ensino.
            Lojas físicas disputavam os melhores e mais onerosos pontos de venda, obrigando o potencial comprador a peregrinações, em busca de melhores preços. Aulas, palestras e provas são disponibilizadas nos equipamentos, de posse e uso já popularizadas.
            Lojas virtuais constroem vitrines vistas em todos os lugares, com sofisticados, rápidos e muitas vezes seguros sistemas de entrega. A procura e oferta de oportunidades de emprego aumentou sua visibilidade, e até a busca por animais e aves desaparecidas ganhou milhões de colaboradores.
            A maior revolução da internet, contudo, ocorreu com a popularização das redes sociais. A interação entre povos e pessoas liquidou com a ditadura dos tradicionais meios de comunicação, como TV e jornais, que insistem em filtrar as informações, sob a ótica sempre míope de suas conveniências, financeiras e, quase sempre, políticas.
            O aglomerado humano das redes, contudo, espelha as maldades e bondades da espécie, exigindo dos usuários cautelas e responsabilidades. É inteiramente falsa a noção de que as redes constituem um território inteiramente livre e impune.
            O judiciário e as polícias já estão repletos de casos de ofensas, mentiras e maledicências, já contumazes frequentadoras das redes sociais. Postagens são compartilhadas sem qualquer checagem de sua veracidade, viralizando o pérfido desmonte de biografias e até mesmo a boa fama de produtos comerciais.
            Nos campos político e partidário, o ambiente tornou-se selvagem, com discussões e acusações que beiram a grosseria e fanatismo. O acirramento das disputas por fatos e versões liquida antigas amizades e até relações familiares.
            Acabamos, os frequentadores das redes, confinados a tribos distintas, sujeitos à leitura de considerações sem nexo, apaixonadas e cegas, sempre que o integrante de alguma tribo ousa frequentar os desígnios da tribo adversária.
            O amadurecimento, quiçá oriundo da civilidade, pode e deve ser antecipado por simples exclusões, que tornam mais agradáveis os ambientes pessoais. Ainda chegaremos lá !

Nenhum comentário: