As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Qual livro você está lendo?


Lídia Sendin, poetisa e escritora


Qual livro você está lendo? 

Título: Basta de Cidadania Obscena
Autores: Mario Sergio Cortella e Marcelo Tas
Número de páginas: 109
Editora: Papirus 7 Mares
Comprei na Livraria Nobel

Resumo:
O livro é um diálogo entre Cortella e Tas em que os dois debatem sobre uma cidadania que consideram obscena, isto é, fora de cena, dissimulada, vexatória e vigente nas relações interpessoais e principalmente na política. Fala do perigo da era digital na formação de opiniões e de verdades disseminadas por uma ferramenta manejada por um ser humano vivendo num mundo cheio de  “achologias”, com a profundidade de um pires, como coloca Cortella, falando da importância da comunicação a serviço da boa cidadania.
Chama a atenção para o mundo “photoshopado” das redes sociais, onde todo mundo é bonito e feliz e da velocidade que impede o leitor de usufruir o que é bom ou de raciocinar e eliminar o que é ruim. Mostra ao leitor a diferença entre conflito, uma divergência que pode levar a um consenso, e o confronto que tenta sempre anular o outro. Todos querem pertencer a uma comunidade, mas pertencer é ser propriedade, sem voz ativa. O que se deve querer é participar, viver junto, como opostos em harmonia, como um violino e um címbalo, tão diferentes, mas que dão harmonia ao som de uma orquestra. É preciso haver certa simbiose, quando um se importa com o outro e faz questão de caminhar no mesmo compasso. 
O que temos na política brasileira é uma “democracida”, um assassinato da Democracia, pois, esta, na verdade é fazer o que a Lei determina e não o que se quer. O que temos aqui, diz Cortella, é uma “política patife” com total ausência de simbiose, pois ela não se preocupa  nem um pouquinho com a cidadania.
Opinião:

Porque gosto do estilo filosófico com que Cortella trata de todos os assuntos, achei todas as colocações verdadeiras e preocupadas com o rumo desgovernado da mídia, das redes sociais, com o desinteresse total da maioria dos políticos, que nós mesmos colocamos lá, e com os cidadãos que, sem líderes formadores de opinião, buscam na “rede” inverdades largamente propagadas. 

Nenhum comentário: