As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

sábado, 19 de agosto de 2017

Capitão Nhô Lica, o colecionador de pedras

Site do Colégio Piracicabano

Autora e ilustradora

A ilustradora do livro Ana Clara de Negri kantovitz


O lançamento do livro para crianças “Capitão Nhô Lica, o Colecionador de Pedras” faz parte dos festejos dos 250 anos de Piracicaba.
Escrevi, faz um tempinho, um texto na Gazeta de Piracicaba: “Somos todos Nhô Lica”, onde tecia comentários sobre a nossa mania de colecionar coisas, comparando com essa fixação de coletar pedras do lendário Nhô Lica.
Muita gente comentou, mandou e-mail ou contou pelo facebook  alguma experiência que teve com ele.
E a escolinha das minhas netas gêmeas, para minha surpresa,  fez um trabalho interessante com as crianças, baseado no meu texto. Fiquei muito feliz!



As crianças coletaram pedregulhos e levaram para a escola. E vieram contando animadas sobre a história do Nhô Lica.
Então, a minha amiga Carmen me deu a ideia de escrever um livrinho infantil recontando essa lenda da nossa terra para as novas gerações. 
O único livro que narra a saga do Nhô Lica foi escrito pelo escritor Chico Mello, parente dele.
Adaptei para o linguajar infantil e minha neta de 9 anos fez as ilustrações. Penso que essas lendas não devem morrer nunca, pois fazem parte da história e do folclore piracicabano.
A maioria das crianças não conhece esse personagem e poucos professores ainda contam para elas essa história.
E no final do livro, as quadrinhas para Nhô Lica.

Quadrinhas para Nhô Lica

Nhô Lica era um sonhador
Que se achava milionário!
Catava pedras nas ruas
E as guardava em seu armário

Pensava serem brilhantes
Aquelas pedras feiosas
Por isso suas histórias
Ficaram muito famosas

O som do seu  violão
Tocava o começo e o fim
Pois só tinha duas cordas
Dim, dim, dom dom, dim ,dim, dim

Dizia ser bandeirante
Que andou pela Patagonia
Por Goiás, por Minas e Andes
Em suas noites de insonia

Passou a ser uma lenda
A história desse guerreiro
E a saga do capitão
Vai rodando o mundo inteiro!

O livrinho encontra-se à venda na Livraria Jota Portes e no Recanto dos Livros


Nenhum comentário: