As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Escandinávia, Terra dos Sonhos



Estocolmo - Suécia
 (Fotos by Ivana Negri)

Ivana Maria França de Negri

Quem faz a travessia de navio entre os fiordes da Noruega, volta com a certeza de que Deus existe!
A exuberância da natureza é escandalosamente bela. Cascatas espumosas de neve derretida, descem pelas gigantescas montanhas de pedras parecendo chantilly. Deslizam pelas rochas formando rios de águas cristalinas e inúmeras cachoeiras.
O azul turquesa das dezenas de riachos confunde-se com o céu em dias claros.
Numa das paradas do trem, uma cascata gigante despenca das alturas fazendo grande barulho e espargindo gotículas brilhantes. É a cachoeira da Fada. Reza a lenda nórdica que uma sílfide muito bela seduzia com seus encantos os homens que por ali passavam. Eles desapareciam sob a espuma e nunca mais retornavam.
E não é que a fada apareceu acenando ora de um lado, ora do outro? E os turistas vibravam, todos com suas máquinas e celulares a postos. Não sei se eram duas atrizes ou uma holografia, mas para quem vive o momento, é tudo muito lindo e mágico.
As paisagens parecem saídas diretamente dos contos de fadas de Hans Christian Andersen. Esse famoso autor morava em Odense, cidadezinha dinamarquesa que abriga um museu e a casa onde ele viveu.
As coníferas - pinheiros, abetos - são abundantes nas estradas e o cenário de montanhas nevadas ao fundo nos remete ao Natal. As casinhas coloridas de madeira, janelas com cortinas rendadas e flores, muitas flores, parecem mesmo saídas dos contos de fadas.
Dentre as lendas nórdicas, há a história do Troll, um ogro muito feio e narigudo, com cauda semelhante a dos animais, que vivia nas florestas e montanhas, em cavernas ou grutas subterrâneas, acusado de sequestrar as moças. Mas seus maridos, valentes guerreiros  Vickings, lutavam bravamente com ele e traziam suas mulheres de volta.
Eu sempre quis saber porque os Vikings usavam aquele chapéu estranho com chifres. E a explicação é que eles adoravam festas e cerveja, e os chifres eram removíveis, retirados dos chapéus e utilizados para beber cerveja.
As mais belas paisagens da Europa, certamente se encontram na Escandinávia, região que abriga a Noruega, Dinamarca e Suécia. As vastas florestas de pinheiros, que nos invernos ficam impregnadas de neve, nos reportam à terra do Papai Noel como é chamada a Lapônia, área que compõe também a Finlândia e parte do norte da Rússia. Alces, renas e ursos são os animais que predominam naquela região.
No inverno a natureza apresenta a aurora boreal, espetáculo lindíssimo de cores e brilhos que aparece no céu.
No verão é o sol da meia noite o fenômeno intrigante. Nos verões quase não existe noite, por isso o sol da meia noite. Mas nos rigorosos invernos, o astro rei  desaparece e o cenário é de neve, muito frio e escuridão. O desaparecimento do sol traz depressão a muita gente e é a principal causa de suicídios.
Fazer turismo e conhecer lugares, pessoas e comidas diferentes é maravilhoso, e voltamos enriquecidos espiritualmente. Mas retornar ao nosso cantinho, ao nosso Brasil de clima ameno, à nossa fartura de frutas, vegetais, ao nosso delicioso prato de arroz com feijão, e onde o rei sol reina a maior parte do ano, é melhor ainda!
Faço minhas as palavras da Dorothy, personagem do Mágico de Oz, que foi levada num furacão, matou a Bruxa má do Oeste e viajou pela estrada de tijolos amarelos: “Não há lugar como o nosso lar!”

 Castelo em Tallin - Estonia
 Montes nevados Noruega
 Paisagem na estrada entre Dinamarca e Noruega
 Fiorde dos Sonhos - Noruega
Odense, cidade onde nasceu e viveu Hans Christian Andersen, famoso autor de Contos de Fadas (A Pequena Sereia, O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Vendedora de Fósforos, A Roupa Nova do Imperador, A Rainha da Neve - que inspirou Frozen de Disney, entre outros)
Cachoeira em Steindallfossen - Noruega
O Troll , personagem das lendas nórdicas
Monumento que retrata a lenda da fundação de Zelândia - Dinamarca
Castelo de Kronborg - Dinamarca
Estátua de Hans Christian Andersen


Um comentário:

Anônimo disse...

realmente, cenários de sonhos que nos alimentam a alma. Lindas descrições. com uma prosa especialmente envolvente.

Carmen Pilotto