As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

terça-feira, 19 de julho de 2016

DIA DO ESCRITOR


Leda Coletti

            No dia 25 de julho comemoramos o Dia do Escritor. É um dia de confraternização de todos que gostam de escrever, de expressar por meio da escrita sentimentos pessoais ou grupais, criando então poesias rimadas ou de versos livres, crônicas focalizando e comentando fatos cotidianos, contos, artigos e até um livro.
            Cada país, estado, cidade possui um acervo literário formado  por pessoas que ali nasceram ou se fixaram. Ficaram conhecidos por seu povo, ou ao menos por seus companheiros de jornada.
E em Piracicaba não é diferente. Tivemos escritores ilustres no passado  que nos legaram muito e engrandeceram a cultura piracicabana e que incentivaram outros da época atual..
Os integrantes do CLIP (Centro Literário de Piracicaba) tem procurado  no  dia- 25 de julho reunir em encontros festivos os escritores piracicabanos, integrantes das várias entidades literárias de Piracicaba (Clip, Golp, Academia Piracicabana de Letras, Clube dos Escritores e Sarau Literário de Piracicaba). Já aconteceram em anos passados na área de Lazer da Rua do Porto, com apresentação de poesias, mensagens ilustradas de escritores atuais, em varais seguidas da leitura ou declamação, bem como contação de histórias. Também houve a comemoração em conjunto com exposições de artes plásticas no Instituto Martha Watts.
Nesse ano 2016, foi escolhido O Recanto dos Livros, no Lar dos Velhinhos e o dia 23 de julho, às 9 horas para a comemoração. Desta feita focalizaremos as poesias, algumas pequenas crônicas, artigos daqueles com os quais tivemos a felicidade de conviver nestes últimos anos ( neste milênio)  e que já partiram para a grande viagem. .Alguns nomes: Almir de Souza Maia, Antonieta R.C.Losso Neto Pedroso, Adriano Nogueira, Antonio H.C. Cocenza, Elias Salum, Erasmo Prestes de Souza, Erasto da Fonseca, Fernando F. de Arruda, Flavio Toledo Piza,Guilherme Vitti, Haldmont N. Ferraz, Hugo Pedro Carradore, Homero Anefalos, Ilze M.Correa, Lino Vitti, Ludovico da Silva, M.Cecília M. Bonachella, M. Emilia L.M. Redi, M. Helena G. Bueloni, Marina Rolim, Mario Evangelista, Marlene Abbas Cassab, Miguel Gonzales, Olenio Sacconi, Samuel Phromm Neto, Virgínia Pratta Gregolin. Relembrando-os estendemos nossa admiração por todos aqueles que se foram há mais tempo. 
Nessa ocasião fará pequena palestra o jornalista, escritor e historiador,  Noedy Monteiro, versando sobre a Origem e Evolução das palavras através do tempo, seguida de apresentação de dança africana.
Como escritor na ativa será homenageado o Prof. Geraldo Victorino de França – conhecido por Voinho, integrante da Academia Piracicabana de Letras, que aos 90 anos lançou seu último livro “Aprendendo com o Voinho volume 4” nesse Recanto.

Convidamos os familiares dos escritores citados acima, os amigos e escritores piracicabanos para mais esta confraternização.

Nenhum comentário: