As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

domingo, 24 de maio de 2015

Quem conversa vive mais

Plínio Montagner


Café com Amigas: a melhor receita para se sentir melhor.
Texto maravilhoso, cômico, repleto de verdades – foi o tema de uma palestra proferida pelo chefe do departamento de Psiquiatria da Universidade Stanford.
No final da exposição o pesquisador apontou, entre outros motivos, que uma das melhores coisas que um homem pode fazer por sua saúde é se casar, e que o casamento aumenta a longevidade e o bem-estar pessoal de qualquer um.
Será mesmo? - casar por casar, casar por amor ou por qualquer outro motivo, só o tempo vai demonstrar se a decisão foi acertada.  Além da paixão, o casamento precisa de outros complementos para dar certo. Quem casa, casa com um universo de diferenças que se não forem bem conhecidas, poderão afetar a relação.
Sobre a mulher o palestrante admitiu um dado inédito: para o bem de sua saúde, as mulheres precisam cultivar seus relacionamentos com as amigas.
Apesar das demonstrações de surpresa dos presentes continuou sério, e acrescentou, que estudos mostram que as mulheres se conectam de maneira diferente dos homens e que possuem sistemas que as ajudam a lidar com experiências estressantes e difíceis em suas vidas.
O conferencista confirmou que no campo fisiológico, bate-papos casuais, visitas informais, encontros para um chá, comemorações natalícias, visita a uma amiga, ajudam o organismo das mulheres a produzir mais serotonina que as auxilia no combate à depressão, e, com isto, cria uma sensação de bem-estar e sentimentos positivos.
Esse dado justifica, talvez, entre outros motivos, porque elas vivem mais do que os homens. As mulheres fazem uma coisa que eles detestam: conversar. É isso.
Conversar por conversar, como as mulheres, e com enorme prazer, para os homens é apavorante. Homem não consegue falar de si, de paixões e de emoções pessoais porque acham que isso é próprio do sexo feminino. Esse comportamento é tão antigo que faz parte de sua herança genética. E as mulheres gostam, e fazem com prazer; nem precisam de motivos especiais para se reunir com as amigas.
Essa peculiaridade lhes causa muitos benefícios. Qualquer assunto é bem-vindo. O que é mais importante é que as mulheres cultivam amizades.
Os homens, por sua natureza, só se reúnem para discutir assuntos objetivos, sérios, que ao término de suas reuniões saem nervosos e cansados.
Homem não extravasa mágoas. Só pensa e conversa se o assunto for comida, bebida, esporte, política, trabalho, negócios e sexo. Outras formas de lazer são prazerosas só se envolverem competições.
Nesse ponto, ele sai perdendo.
Estudos sobre esse tema revelam que há uma tendência a se pensar que somente quando nos envolvemos com alguma atividade física é que estamos fazendo algo de bom para nosso corpo, enquanto jogar conversa fora é um desperdício de tempo.
Isso não é verdade, afirma o conferencista. Homem sozinho vira um traste. Faz bobagens, fica relaxado e melancólico. Celibato, separação e viuvez, ninguém sabe o que é pior.
O conferencista acrescentou, no caso das mulheres, que o tempo gasto com amigas é tão importante para a saúde, senão muito mais, do que a prática de esportes, boa alimentação, exames médicos e medicamentos.

Em verdade, as mulheres que têm amigas são “sortudas”, porque a amizade entre elas é tão benéfica como não beber ou fumar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda bem que o conferencista era homem e não falava por experiencia
própria...

Também vale lembrar que ( como todos nós)as mulheres não são todas iguais!!!!!

Dirce Ramos de Lima