As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O fim do Orkut


Olivaldo Júnior

            Chega ao fim mais uma rede social. O Orkut, lançado em 24 de janeiro de 2004, acaba hoje, 30 de setembro de 2014. Por dez anos, tendo sido sucesso absoluto no Brasil, essa rede pescou os internautas que fizeram dela o experimento do que viria a ser uma nova paixão nacional: o Facebook.

            Hoje, ao ser lembrado da extinção do Orkut, senti falta de meus colegas de faculdade, pois fora criada uma página de nosso curso como uma de suas comunidades. Nela, publicavam fotografias, comentando o que tínhamos vivido na imagem, elaborando, sem saberem, um registro iconográfico de um período de aprendizado e de muitas descobertas. A lição maior aprendida, seja numa rede social, seja na vida real, é de que as pessoas passam muito rápido.

            Fico assim sem você, uma gravação de Adriana Calcanhotto, que também é Adriana Partimpim quando canta e grava especialmente para crianças, fez muito sucesso no ano de lançamento do Orkut. Eu a separei para que você a ouça e se lembre de quem você gosta e, talvez, tenha tido no Orkut.

            Também me lembrei de quem há muito não vejo mais. Se, como dizia Fernando Pessoa, “morrer é só não ser visto”, há muitos fantasmas em minha vida e, quem sabe, na vida de todo mundo. Num scrap, que quase nunca escrevi, de vez em quando, um e outro aparecem e me assustam. Adeus.

Nenhum comentário: