As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Nome de Mulher


Leda Coletti

Ela foi do tempo das Marias e seu nome também era Maria. Nem bonita, nem feia, alta, magra, rosto oval e cabelos compridos, os quais, algumas vezes se transformavam em bastas tranças; sempre trajando vestidos longos de cores sombrias.
Como na história de Romeu e Julieta, teve um grande amor no passado. Nem sequer experimentou as alegrias ou agruras de um casamento. (estas últimas, lamúrias ouvidas de amigas casadas e frustradas).Sua vida se resumia aos cuidados dos pais idosos e sobrinhos, filhos de irmãos casados. Esta era Maria, a que viveu no século passado.
Neste início de milênio não existem mais Marias; nem no nome, nem no modo de ser do dia a dia. Foram substituídas pelas Anas, Claras, Patrícias, Marianas, Larissas, que vivem num mundo diferente. Não apresentam amarras nas línguas, nos trajes e nos relacionamentos sociais. São livres, mais espontâneas, muitas vezes até irresponsáveis.
A quem tiraria o chapéu?
Como observadora, tiraria a todas, pois cada uma representa uma época. Nós agora, da terceira idade, somos saudosistas e volta e meia temos a tentação de reviver tempos áureos do que chamávamos anos dourados. Não irá acontecer o mesmo para as gerações atuais?
Enquanto nós temos saudades de uma serenata ao luar, de um baile romântico, sob a luz de velas, quem duvida que as desse início de milênio, não se lembrarão e desejarão reviver, os lanches nos shoppings, as fugidas dos olhos dos pais, para uma noite de amor?
Mudaram-se os meios ou os fins para se ter uma vida feliz?

E o mundo vai girando. É bom que isso aconteça, pois não é a mudança que gera outras mudanças? O importante é que tenham sonhos e objetivos que as conduzam para um mundo de paz e amor.

Nenhum comentário: