As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

sábado, 6 de outubro de 2012

O que você está lendo?




Arquimandrita Nikolaos Moreira - Igreja Ortodoxa Grega da Diáspora no Brasil

Eu estou lendo o livro “O caminho da Oração – O itinerário dos Padres do Deserto” do autor Luis Augusto Bicalho Kehl, da editora Mensageiro de Santo Antônio, 120 páginas, que nos levarão a uma viagem fantástica no tempo e na história da peidade cristã dos primeiros séculos do cristianismo.
Trata-se Trata-se de uma obra de singular beleza da literatura cristã dos Santos Padres da Igreja, que, nos mostram o caminho progressivo no desenvolvimento da vida espiritual. Assunto em franca decadência nos dias atuais, onde predomina o estresse, a violência, o ódio, o consumismo desenfreado, o hedonismo, a competitividade e, principalmente, o relativismo.
A vida de oração à luz da experiência do Deserto, revela-nos aos poucos, a multiforme graça de Deus nos dizeres dos Santos Padres, oferecendo-nos pequenas gotas da sabedoria desses heróis da fé em uma época gloriosa do passado e, portanto, hoje esquecida, mas, que, ilustram perfeitamente o Pensamento Oriental Patrístico e a Teologia Ortodoxa: a Sabedoria dos Padres.
Nesta salutar viagem no tempo e na história do cristianismo, iremos descobrindo a importância da “santidade e da espiritualidade” (Theosis), saindo da teoria para a prática, pois, os escritos dos Santos Padres não foram para eles – no seu tempo – um Tratado, uma Teoria, mas, uma realidade; Eles vivenciaram cada linha, cada palavra de seus escritos, enriquecendo a fé dos homens de todos os tempos, com a beleza da ortopraxis da espiritualidade cristã, sobretudo, na prática da Oração do Coração ou Oração de Jesus: “Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador, tem piedade de mim pecador” (Cf. Lc. 18:38), uma profunda oração mística e ascética, que na sua simplicidade, tem um grande poder de transformação e cura, tanto da alma quanto do corpo, por se tratar da Oração do Nome de Jesus, um Nome glorioso, que está acima de qualquer outro Nome e, o Nome pelo qual alcançamos a salvação (Cf.  Fp. 2:9-11; Atos 2:21); nesta humilde e singela oração, temos o resumo de toda a verdade dos Evangelhos que incorporam dois grandes mistérios da fé cristã: A Encarnação de Jesus (Humanidade), Filho de Deus e Senhor (Divindade) e o Mistério da Santíssima Trindade, pois, somente pelo Espírito Santo é que dizemos que Jesus Cristo é o Senhor.
O livro será lançado durante a exposição de ícones bizantinos no dia 27 de setembro às 20:00 horas na Capela Particular São Nectários de Egina, Rua do Vergueiro, 156 – Centro – Piracicaba.  Vale a pena conferir. Em breve estará nas livrarias.
“Lembrai-vos de Deus, para que Ele se lembre incessantemente de vós, lembrando-se de vós, ele vos salvará e vós recebereis todos os seus bens. Não o esqueçais em vãs distrações, se não quiserdes que Ele vos esqueça na hora de vossas tentações”. (Isaac de Nínine- Pequena Filocalia)

Um comentário:

Helena Kehl disse...

Enquanto o livro não estiver nas livrarias de Piracicaba, temos alguns exemplares a venda (R$ 12,90) na Capela São Nectários de Egina, Rua do Vergueiro 156. Horário a ser combinado pelo telefone 96031996 ou 33012201 com Helena ou Tito Kehl.