As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

segunda-feira, 25 de junho de 2012

FALANDO DAS OFICINAS LITERÁRIAS



Leda Coletti

Comecei a frequentar o GOLP (Grupo Oficina Literária de Piracicaba) em 1996. Inicialmente as reuniões eram realizadas no Engenho Central num dos casarões, onde residiam séculos passados, os dirigentes desta indústria. Depois passaram a se realizar nas dependências da Biblioteca Central, em prédio cedido pela Prefeitura. Atualmente estamos muito bem instaladas na mesma, em prédio próprio.
As reuniões semanais seguiam a orientação dada nos primeiros momentos deste grupo, pelo escritor Ignácio de Loyola Brandão. Os temas trabalhados sempre partiam de situações motivadoras. Eram utilizados estímulos os mais variados possíveis. Recordo-me de alguns:
O colega coordenador apresentou algumas peças de uso doméstico em desuso, como maçanetas e chaves de portas antigas, parafusos de diferentes tamanhos e outros suportes caseiros. Lembro-me  que desta oficina surgiu um dos meus contos premiados no Mapa Cultural Paulista, em fase municipal: “A Porta.” Também o meu primeiro conto infantil “ A Bota Maluca,”surgiu da motivação de um papel em branco e giz de pintura, onde a partir das figuras desenhadas ao acaso, nasceram inspirações para escrevê-lo.
 E assim aconteceram muitas outras oficinas, onde colegas escritores se sobressaíram nos contos, crônicas, mini e macro contos, que inscritos em concursos locais, regionais e até nacionais, ganharam significativos prêmios. É intenção do GOLP neste ano 2012, reforçar estas oficinas motivadoras, além daquelas utilizadas com mais frequência, ou seja, as que exploram leituras e comentários de contos e crônicas de escritores, introduzidos antes do ato da escrita. Por sugestão de alguns membros do grupo exporemos quinzenalmente, os escritos destes encontros em mural, o qual já foi colocado na Sala de Leitura da Biblioteca Central.
As Oficinas Literárias ajudam no desenvolvimento da criatividade, na concentração em determinados temas que surgem a partir dos estímulos apresentados.Todos que frequentam as oficinas dizem que esses encontros literários (hoje realizados quinzenalmente), proporcionam uma melhora na arte de escrever, além permitir um ambiente amigo entre seus membros.
Se você leitor quiser exercitar e colocar em prática seu potencial literário, venha fazer parte dessa nossa família literária, Será muito bem-vindo.

Convite:  Hoje, 25, tem oficina coordenada pela escritora Carmen Pilotto, às 19h30

Um comentário:

Ivana disse...

Ivana
Que delícia receber sua visita com palavras tão carinhosas e amigas, muito obrigada! Vendo a foto acima deu uma saudades dessa turminha que tanto gosto; Leda, Carmem, Luzia, Madalena, Ruth, Cássio, Ana Marly, Maria Lúcia, Esther e tantos outros escritores piracicabanos. Continuem com esse trabalho maravilhoso que vocês desenvolvem com tanto carinho. Ivana, seus blogs são maravilhosos, uma fonte inesgotável de sabedoria. Parabéns por representar tão bem nossa cidade parabéns a todos escritores piracicabanos. Um grande abraço!