As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

sábado, 23 de junho de 2012

Que livro você está lendo?

Ana Lucia Paterniani é médica psiquiatra, musicista e escritora

Estou fazendo uma releitura dos clássicos Contos de Fadas, uma coletânea de 284 páginas da Editora ZAHAR.
Contém os clássicos de Perrault, Grimm, Andersen e outros, com apresentação da Ana Maria Machado: " Conhecer os contos de fadas é importante para nos conhecermos. E, como este livro comprova, é uma forma de encantamento literário."
Para mim está sendo uma viagem de volta a minha infância entre "A Bela Adormecida", "Branca de Neve", ' Cinderela", "Chapeuzinho Vermelho", "O Gato de Botas", " A Bela e a Fera", "João e Maria", " Rapunzel" ( que descobri ser um tipo de alface! ) ... e ainda aproveito para contar para a minha filhinha ( meu bebê de 21 aninhos...rsrs...) as não tão conhecidas, como "Pele de Asno"," Barba Azul", " A pequena vendedora de fósforos", " A princesa e a ervilha".
O livro traz ainda uma pequena biografia dos autores e comentários no final dos contos sobre a "moral" da história.
Fiquei sabendo também que a autora do meu conto preferido ( " A Bela e a Fera" ) é uma escritora francesa, Jeanne-Marie Leprince de Beaumont. Madame de Beaumont era ex-governanta e mãe de muitos filhos e entre 1750 e 1775 lançou uma série de antologias de histórias, ensaios, contos de fadas e anedotas. Autora de romances também, continuou a escrever até o fim de sua vida.

Nenhum comentário: