As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

sábado, 11 de junho de 2011

Espaço Poesia - Dia dos Namorados

ENSAIO SOBRE O AMOR
Carmen M.S.F. Pilotto

Os pés desnudos sob a coberta
se acariciam amorosamente
cansados pela fadiga
compartilham madrugadas

Nas intensas caminhadas
Após trinta anos de rotinas
Descobriram ternos contatos
Que apagam a agrura do mundo...

ROMANTISMO
António Lavorenti
(para Gilda)

Trago quase nada em minhas mãos,
uma rosa em botão, banhada pelo orvalho.
Bate mais forte no peito o coração,
és minha paixão, minha voz não cala.

Nesta singela oferta, minha gratidão,
pelos momentos vividos repletos de amor.
És minha realidade, és minha ilusão,
quando contigo estou, sou um sonhador.

Sou eternamente um ser romântico,
quero por toda a vida os carinhos teus.
Sabes que eu te amo, não imaginas quanto,
só sei que sou feliz assim ao lado teu.

NAMORADA
Elmo Gomes

Nos caminhos de dor do pensamento
minha memória descobriu seu manto
e perguntou-me , em doloroso acento:
“Onde está a musa prima do teu canto?”

E revivendo os passos do tormento,
das tristezas, das mágoas e do pranto,
voltou a perguntar, como um lamento:
“Onde está a musa prima do teu canto?”

Onde estás, ó primeira namorada?
No meu tempo infeliz estás guardada
na rima do teu nome, que era linda...

Estás no teu sorriso que inda vejo;
nesta alucinação de que te beijo,
eu beijo as tranças da menina ainda!...


FIAT AMOR - FAÇA-SE O AMOR
Lino Vitti-Príncipe dos Poetas Piracicabanos.

Ao “fiat lux” criador resplandece o universo,
sobre o primevo caos a noite no alto brilha.
O infinito anilou, tudo é novo e diverso,
e o mundo, sorridente, é imensa maravilha.

A desordem se foi: a desordem que é filha
do terrífico mal pelo mundo disperso.
O passaredo, ao sol, os cânticos dedilha
e a poesia do mundo explode verso a verso.

“Façamos, diz Jeová, uma bela criatura
que governe e ame o céu, da terra ame o esplendor,
que perpetue a vida e à vida dê estrutura.”

A criatura, porém, se fez desobediência;
sob o atônito olhar da Suprema Sapiência
num “Fiat amor” feliz criou o próprio Amor.


NOSTALGIA
Eunice Arruda

Amo os casais
ombro a ombro
pisando a mesma calçada

Amo os casais que
atravessam
ruas
estações

Seguram as
mãos
não
o tempo

Amo
os casais
que permanecem

APESAR DOS SETENTA
Irineu Volpato

talvez sobre em nós alguma brasa
de saudade que insiste em demorar
apesar dos 70 quando a alma
negadamente nem apetece

BEIJO SUAVE
Maria Helena Gaspar Bueloni

Beijo-te e o beijo é suave
como a brisa que me embriaga
na noite de luar.

Ah! O amor, essa dor
dentro do peito,
embriagado de paixão.

Vida feita
de pequenos hemisférios
onde tudo é mistério.

Onde o pensamento traduz
tanta coisa que o sentimento
não quer falar.

E, assim, beijo-te nesta
noite de luar.

OS AMANTES
Francisco de Assis Ferraz de Mello

Um dia eles chegaram. Solidários,
Braços dados, unidos fortemente
Como os anéis de uma tenaz corrente,
Como pólos elétricos contrários.

Eram velhinhos já, octogenários!
Mas havia entre os dois o amor ardente,
Como o que prende um par adolescente
E o acompanha por todos os calvários.

Quem eram, afinal, aqueles seres
- Companheiros nas dores e prazeres –
Já muito além das bodas brilhantes?

Soube-se, então. Não eram nem casados,
Somente um par de eternos namorados
- Desde mocinhos, um casal de amantes.

DISSERAM-ME...
Belito de Souza

... que te viram sorrindo!
Estavas lindíssima e brilhavas ao sol!
Não te vi uma vez só...
Te vejo todos os dias e todas as noites...

... que tu tens um novo e lindo amor.
Ele estava te beijando no banco do jardim.
Eu não estava lá, mas o jardim e os teus beijos
estão todas as noites na minha saudade...

... muito mais. Que estavas de olhos fechados,
arfavas de amor e como estavas feliz ...
Sou feliz apenas em sonhos,
mas a felicidade que tu me trazes,
ninguém mais no mundo possui.

Dizem-me tantas de ti,
Tentam a todo instante me castigar.
Eu não me sinto castigado,
Apenas informado.

Porque tu és sempre a melhor notícia que recebo.
Não é egoísta o meu amor.
Vibro com tua felicidade, mesmo longe de mim.
E nos meus sonhos estás sempre ao meu lado.

Nenhum comentário: