As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

quinta-feira, 2 de junho de 2011

De como ainda me orgulho do meu país


Carmen Pilotto

No mês de abril fui convidada com um grupo de escritores para participar de um Sarau Especial, o Sarau de lançamento do livro “Crônicas da Escola Catharina”, da EE. “Profª Catharina Casale Padovani” localizada no Bairro de Santa Terezinha. E lá fomos nós, velhos escritores prestigiar novos autores em mais uma tentativa de descobrir ideais nos jovens assolados por uma contemporaneidade que os afasta de boas leituras.
Garotos de olhares brilhantes nos aguardavam com uma programação de encher a alma: alusões ao Dia do Índio apresentaram jovens em trajes típicos declamando poemas de Gonçalves Dias e outros autores nacionalistas; outros atores que fazem aulas de castelhano improvisaram belamente um teatro com poemas de Neruda, um poeta tão complexo para a tenra idade mas ditos em entonação emocionada; entrega dos exemplares das crônicas aos autores todos bem trajados e orgulhosos pela publicação da linda obra; uma ex-aluna de voz encantadora dedilhando lindas canções de música popular brasileira.
Além dos atores da própria escola toda equipe de apoio altamente entusiasmada: a Diretora Christina com sua equipe preparou um ambiente lindamente decorado com sacolas com textos e recortes, cortinas, tapetes. Tudo com simplicidade e bom gosto, acredito que algumas peças sejam até de uso pessoal dos professores que se esmeraram para o evento. O Vice-Diretor Valmir orientava a cerimônia entusiasticamente, ressaltando qualidades e virtudes, motivando os alunos para um futuro promissor. Os professores, orgulhosos, viam suas crias se apresentando e recebendo o troféu do livro editado. Ao final, um pequeno coquetel organizadíssimo com sucos deliciosos e lanchinhos preparados pela equipe.
Saímos felizes por tão motivador Sarau, de esperança no futuro de muitos jovens que insistem em conquistar seu espaço intelectual na sociedade.
Passados dois meses, aniversário da ESALQ, 110 anos, dentro do lindo projeto de abertura da ESALQ para as Escolas Públicas, o Diretor resolve compartilhar um bolo com a escola que visitará a ESALQ no dia 3, coincidentemente, para minha alegria a Escola é a EE. “Prof. Catharina Casale Padovani”.
Que felicidade! É como se meu coração pudesse retribuir a gentileza daquele inesquecível dia de abril. Estou como criança em véspera de aniversário, acho que nem vou dormir na esperança de rever tão relevante comitiva. Realmente, o Brasil ainda tem solução...

ESALQ 110 anos
Alunos do ensino médio felicitam ESALQ pelos 110 anos


Um grupo de 18 alunos da E.E. "Profa. Catharina Casale Padovani", participantes do projeto "Profissões na ESALQ", estiveram hoje pela manhã, na diretoria da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ), para dar os parabéns aos 110 anos da ESALQ. Em conjunto com o diretor da Escola, José Vicente Caixeta Filho, representantes docentes, discentes e servidores não-docentes, os estudantes cantaram parabéns e apagaram as velinhas do bolo comemorativo. O ato foi simbólico, repleto de carinho, respeito e admiração pela Escola, que construiu sua história baseada na formação de mais de 12 mil profissionais das ciências agrárias, ambientais e sociais aplicadas.


Em discurso de boas vindas, o diretor da ESALQ inaugurou o calendário comemorativo aos 110 anos e falou da satisfação de receber alunos do ensino médio público. "O projeto Profissões na ESALQ vem trazendo repercussão positiva e, no dia de hoje, é uma honra receber os alunos da escola Catarina Casale Padovani. Os 110º aniversário da ESALQ é um momento emblemático e registra a responsabilidade que toda a comunidade tem de promover ações de cunho sustentável. E o futuro começa com alunos motivados, responsáveis, que entendam a oportunidade de assumirem a instituição com toda a dignidade e honraria que a nossa instituição merece. Quem sabe daqui a cinco anos, quando estivermos apagando as velinhas dos 115 anos, alguns desses estudantes que hoje nos visitam possam estar aqui matriculados em um de nossos cursos de graduação".


Para Cristina Aparecida Negro Silva, diretora da escola Catarina Casale Padovani, o convite para participar da comemoração é algo marcante na sua trajetória profissional e de vida. "Isso é muito emocionante. A ESALQ está no meu coração desde sempre! Minha filha estudou aqui, formou-se engenheira agrônoma e sinto muita emoção porque esses jovens que estão aqui hoje irão prestar vestibular e alguns deles querem estudar aqui na ESALQ". Para a diretora, a ação de receber os alunos valoriza o ensino público. "Escola pública deve levar ao ensino superior público, de qualidade, esse é o caminho e os meus alunos têm a opção de estudarem na ESALQ, sem precisar saírem de Piracicaba".

Confira o calendário comemorativo aos 110 anos da ESALQ em www.esalq.usp.br

2 comentários:

Ivana Negri disse...

Querida Carmen, faço minhas as suas palavras. Aquela foi uma noite de grande emoção na Escola Profa. Catharina Casale. Que mais crianças e jovens sejam incentivados na arte de escrever. E parabéns pela sua atuação, sempre eficiente e nos bastidores, nas festividades dos 110 anos da ESALQ.
bjos Ivana

Anônimo disse...

Querida Ivana:

Realmente, foi um momento especial com amigos do coração e de expectativas superadas, falam tão mal da educação do Brasil que quando convivemos com um exemplo de dedicação e bons exemplos sentimos orgulho em haver nascido no Brasil!
Beijos. Carmen