As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

sábado, 19 de março de 2011

Um povo que chora em silêncio

Adenize Maria Costa

Recebi um e-mail, desses que pede pra repassar para todos os contatos, pedindo orações aos japoneses e ao final é mandado “um abraço virtual” e abaixo a lista de todos os que aderiram a essa “corrente”. Nada de anormal, dentro do que recebo nesse fantástico e louco mundo virtual, mas o que definitivamente me levou a recusar e a responder à pessoa que me enviou foi devido ao tamanho da ignorância, da falta de informação de quem teve essa idéia infeliz. Num trecho está escrito o seguinte: “Conheço sua dificuldade cultural para o choro, para a exteriorização de sentimentos... E sei que, apesar de todo o esforço para sublimar, o seu coração grita e chora... E nós,ocidentais,juntamo-nos a vocês, na dor desse momento e oferecemos , dentro da nossa impotência aquilo de que podemos dispor: nossa empatia,nossas orações e nosso ABRAÇO VIRTUAL”
Não posso compartilhar desse comentário infeliz, dessa imagem distorcida sobre a cultura oriental.
Nesse momento me solidarizo sim com a dor dos nossos irmãos japoneses e todos os de outra nacionalidade que residem naquele país.
A cultura oriental é sábia por ser silenciosa, por se reconhecer insignificante diante da força da natureza. Aos nossos olhos eles podem parecer frios, incapazes de externar o choro, o sofrimento, mas, na verdade eles (com toda a Sabedoria da crença que a maioria professa) sofrem pela coletividade. Japoneses do mundo inteiro buscam no silêncio de seus corações se unirem ao sofrimento daqueles que estão experimentando na carne e na alma a dor dessa tragédia.
Nos ocidentais temos a tendência para o escândalo, o famoso “barraco” na hora do sofrimento, aprendamos pois com os orientais a nos reconhecermos pequenos e buscarmos no silêncio com expressão serena unir forças para superar os desafios.
Por falar em silêncio, não foi assim que o Verbo de Deus se fez carne? Não foi no silêncio que se deu a Ressurreição de Jesus?
Existe mais Sabedoria no silêncio do que na euforia, no escândalo disso eu não tenho dúvidas...

Nenhum comentário: