As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A Fórmula da Amizade

A rmula da Amizade (in Tardes de Prosa)
Lidia Sendin

Sentado na calçada, canequinha de plástico na mão e um canudinho na outra, o menino de pernas magricelas agitava uma espumante mistura, ansioso para que a preciosa fórmula ad­quirisse a consistência desejada para o seu intento.
A poucos passos dali, uma velha senhora observava aten­ta às tentativas do garoto para produzir bolhas de sabão. Sorria ao vê-lo encher as bochechas rosadas de ar e assoprar valentemente o fino canudo sem conseguir nenhum resultado.
Começou então a pensar numa fórmula que aprendera há muito tempo, nem se lembrava mais com quem: AMIZA­DE= (+ felicidade – solidão X alegria : dor), isto é, a amizade aumenta a felicidade, reduz a solidão, multiplica a alegria e divide a nossa dor.
Levantou-se vagarosamente, com a cautela que os anos lhe impunham, dirigiu-se ao menino, afagou seus cabelos e disse com voz macia: – Assopre mais devagar.
Como num passe de mágica, as bolhas coloridas ganha­ram o espaço, ora subindo, ora descendo ou explodindo em seu nariz, causando-lhe divertidas cócegas.
A mulher voltou para seu banco na praça, sentou-se sorrindo enquanto pensava na alegria que algo tão simples proporciona.
Sua composição básica deixa muitos brinquedos eletrôni­cos invejosos do efeito que causa nas crianças. Apenas água, sa­bão e ar e a brincadeira está completa, o número de participantes é infinito, o grau de satisfação também.
Desviou o olhar novamente para o menino que agora ti­nha ao seu lado novos amigos, desejosos de partilhar com ele essa maravilhosa descoberta.
E as bolhas subiam coloridas, ora voando, ora caindo, sempre explodindo, divertidas, efêmeras, mas belas, cumprindo seu papel de alegrar, mesmo que por breves instantes.
Assim é a amizade: uma fórmula simples que pode causar grande alegria, mesmo que seja num simples e breve encontro.

Nenhum comentário: