As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tardes de Prosa - Apresentação de João Baptista de Souza Negreiros Athayde


APRESENTAÇÃO

Este “Tardes de Prosa” trazido agora a público pelos seus autores constitui uma contribuição importante para as letras de nossa Terra, e por mais de uma razão.
Primeiro porque, sendo coletânea, permite-nos navegar nas águas da multifária criatividade dos autores, cada um deles trazendo os frutos das inquietações tão próprias dos artistas da palavra, e com isso levando-nos a conhecer um universo variado de sensações, de posturas, de encantos ou desencantos de cada um diante da realidade, ou mesmo diante dos seus próprios sonhos.
Por outro lado, deparamo-nos com um verdadeiro cesto de formas literárias, a permitir-nos trilhar os caminhos da diversidade criadora, fazendo-nos descobrir a beleza da crônica, ou do conto, do ensaio ou do apólogo.
Verdade é que, num primeiro momento, somos levados à leitura mais pelo desejo de descobrirmos o que pensa este ou aquele autor acerca do assunto/título de cada um dos trabalhos que apresenta, sem outra preocupação que não a de buscarmos ali a identificação com nosso próprio modo de ver/pensar/sentir a respeito do mesmo tema.
E nisto se cumpre, penso eu, a finalidade maior da Arte Literária, independentemente da forma em que apresentada, posto ser de sua essência esse abalançar do espírito, quer para buscar respostas às suas naturais inquietações, quer para perder-se na vertigem do impossível de suas idéias, de seus anseios, de seus sonhos.
E, sobretudo por esse aspecto, esta coletânea revela-se um portentoso manancial de excelente literatura, que aqui vem prodigalizado nas multifaces do grupo de autores que entendeu, em boa hora, a necessidade de dividir com o público o colorido do universo de cada um.
Parabéns a esses Artistas da Palavra, por essa significativa contribuição prestada à Arte Literária desta nobre Terra.
Quanto ao público, temos certeza de que haverá de confirmar tudo o quanto aqui foi escrito.

João Baptista de Souza Negreiros Athayde
Presidente do Centro Literário de Piracicaba - CLIP

Nenhum comentário: