As reuniões do Grupo Oficina Literária de Piracicaba são realizadas sempre na primeira quarta-feira do mês, na Biblioteca Municipal das 19h30 às 21h30

SEGUIDORES

MEMBROS DO GOLP

MEMBROS DO GOLP
FOTO DE ALGUNS MEMBROS DO GOLP

GOLP

GOLP
Com o escritor Ignacio Loyola Brandão

GOLP

GOLP
Reunião na Biblioteca

quinta-feira, 8 de abril de 2010

PROPORÇÕES

Proporções
Eloah Margoni

De manhã vejo a minhoca, que fugiu do canteiro por causa da chuva passada quase a secar no chão. Ontem o canteiro inundado era o perigo. Hoje o chão de pedra mineira, que o sol lambe com linguas de ameaça, pode ser fatal para o frágil anelídeo. Tive tempo para ela. Peguei com delicadeza seu corpo em contorções, e coloquei-o na terra úmida mas não encharcada, sob as folhas. Vá em paz! disse-lhe. Fui talvez, assim, a mão e a voz de um deus? Se espirro aerossóis inseticidas sobre os mosquitos e pernilongos, sou também algum outro deus? Quando piso sem querer os insetos que rastejam... Mas se carros furiosos com motoristas bêbados passam por nós ou nos atropelam, viramos vermes e eles deuses? Ou eles são apenas marionetes, assim como nós o somos?
Ao acomodarmo-nos para degustar um vinho, agora de novo tornamo-nos gente. O mundo toma, de repente, a proporção correta em sua forma. Ele, o mundo, cabe em nós e nós nele cabemos perfeitamente (em nossa débil opinião). Meninos sentam-se no chão sujo para fumar crack. Párias! Nós outros, o que representamos, e quando? Morre-se de diarréia nos transatlânticos... Falta água para aquelas pessoas, antes encantadas, agora perdidas em pleno mar! Às vezes, um papagaio escapa de um incêndio na mata. Um peixe cego tem a sorte de nunca saber da existência do homem.
Algumas famílias incas foram realmente felizes em seu tempo! Nunca viram um espanhol sequer e jamais passaram fome. Muitos palestinos, negros e asiáticos foram massacrados. Civilizações exóticas e antigas desapareceram sem que delas soubéssemos, nós os comuns. Agora, sacos plásticos voam por suas ruínas milenares. Camelos comem os sacos e têm obstruções intestinais.As gotas de orvalho, se vistas do microscópio, formam cristais belos e complexos, decididamente geométricos.
Glauco e seu filho são baleados por um cara completamente louco. Isso porque, há muito tempo, existem armas de fogo. As flores da serra são maravilhosas! E a amizade um grande bem. Alguém ri porque ganhou o grande prêmio. Certo grupo de cachorros vinagre vive alegre no meio do mato. Não há fumaça hoje. O vale do Jequitinhonha, visto de cima, parece-me vazio, pacífico e verdejante. A Terra tem espetáculos suntuosos aos quais nenhum humano assiste! E trata-se, verdade, de um planetazinho periférico e pequeno, nas cercanias do Universo. Mas eu a amo imensamente.
Em resumo, é isso. Eu a amo. Não, não falo de minha vida pessoal, e sim do planeta. É tudo o que ouso dizer. Pois ainda não me é possível olhar para Deus...O que sequer poderia pensar Dele?

Nenhum comentário: